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Youcom lança calças criadas com jeans reaproveitado, doado por clientes

A Youcom deu mais um passo no compromisso com a sustentabilidade em seu mais novo lançamento. A marca colocou à venda um modelo de calça feito com jeans reaproveitado, que chegou a lojas selecionadas e ao e-commerce nesta semana. Para produzir 600 unidades da peça, que tem estilo mom jeans, a label reaproveitou 900 kg de tecido de peças doadas por clientes. Segundo a Youcom, trata-se da “primeira calça circular de pós-consumo do Brasil”.

Vem comigo saber como funcionou!

Calça circular de pós-consumo

O material usado na fabricação circular das calças – que normalmente seria descartado – foi arrecadado ao longo de três anos. Durante esse período, a empresa reuniu cerca de 3 mil itens. Para isso, a Youcom utilizou as ações do projeto Jeans For Change, plataforma que tem como objetivo ressignificar peças usadas de jeans e dar a elas mais um tempo de vida útil.

Para ser transformado em novas calças, o jeans reaproveitado passou por uma técnica chamada desfibragem. A primeira etapa do processo foi a triagem, em que peças fora do padrão de cor e de fibras são dispensadas. Em seguida, os itens selecionados foram descaracterizados; e os aviamentos, botões e zíperes, retirados e descartados de maneira responsável, de acordo com a marca.

Na etapa seguinte, um parceiro têxtil da Youcom desfibrou o material usado e misturou as fibras em material puro, um mix que deu origem ao novo tecido. Os 900 kg do jeans doado permitiram a confecção de 750 kg de fibras. Ao final, as peças são formadas 30% de material reciclado e 70% por algodão certificado. A propósito, cada uma das 600 unidades é numerada.

Para reduzir ainda mais o consumo de água, alguns recursos são utilizados, como laser e ozônio. A água usada, por sua vez, foi 75% de reuso. Em relação a uma calça tradicional, as mom jeans de pós-consumo da Youcom têm 36,72% a menos de emissões de CO2 e 43,75% menos consumo de água. Os dados são baseados em um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

“Muito mais que uma calça, uma nova forma de viver a moda com menos impacto”, publicou a Youcom no Instagram. “Cada uma das 600 unidades carrega diferentes histórias e significados.”

Calça circular da Youcom
A Youcom produziu 600 unidades desta calça mom jeans com 900 kg de tecido reutilizado, aproveitado de peças doadas por clientes ao longo de três anos

 

Segundo a marca, trata-se da “primeira calça circular de pós-consumo do Brasil”

 

Calça circular da Youcom
Os produtos finais são feitos 30% de tecido reaproveitado e 70% de algodão certificado

 

Calça circular da Youcom
A água utilizada no processo é 75% de reuso

 

Economia de água e CO2 da calça circular da Youcom
Economia de água é de 43,75% em relação a uma calça comum. Já a de CO2 é de 36,72%. No comparativo acima, a marca explica o que equivale cada uma dessas porcentagens

 

Reaproveitamento de tecidos

Vale destacar que esta não é a primeira vez que a Youcom trabalha com reaproveitamento de tecidos. No fim de setembro, a marca lançou uma coleção-cápsula com peças criadas por meio de upcycling, técnica que reaproveita materiais e produtos, transformando-os em novos itens, com qualidade igual ou superior, ou com maior valor ambiental.

“Reaproveitamos alguns produtos que estavam parados em fábrica, resíduos de matéria-prima e cortes de produção e os transformamos em novas peças”, explicou a etiqueta, em comunicado. O compilado trouxe opções de saia, jardineira, top e chapéu.

Calça circular da Youcom
Peças da coleção-cápsula de upcycling da Youcom, lançada no fim de setembro

 

Modelo usando peças em jeans da Youcom
Para criar as peças de upcycling, a marca reaproveitou peças paradas em fábrica

 

Modelo usando peças em jeans da Youcom
Um dos itens lançados foi este modelo de bucket hat

 

YC Change

O mesmo projeto que possibilitou a criação das calças mom jeans com tecido reciclado, o Jeans For Change, deu origem ao YC Change, selo de moda responsável da Youcom. Atualmente, esse setor representa todas as ações com viés sustentável da marca.

Criada em 2014, a iniciativa Jeans For Change ainda existe, como um braço do YC Change que dá destaque ao jeans. Por meio dela, a etiqueta incentiva os clientes a doarem peças jeans usadas para serem convertidas em novos produtos. Dessa forma, terão sua vida útil estendida.

A marca, focada no lifestyle jovem e urbano, traduz as tendências do momento por preços acessíveis. Com e-commerce e 100 lojas físicas distribuídas entre vários estados, a empresa também permite compra no site com retirada nos estabelecimentos. Em Brasília, as calças feitas com material pós-consumo estão disponíveis nas lojas do Taguatinga Shopping e do ParkShopping.


Colaborou Hebert Madeira