Veja 8 dicas para levantar renda ou ganhar um dinheiro extra na crise – Economia

  • por



A instabilidade econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus vem afetando a vida financeira de muitos brasileiros, seja por redução da jornada de trabalho e, consequentemente, do salário, ou perda de emprego ou de renda.


Leia mais: Como gerar renda no isolamento social e manter as contas em dia?


Como garantir uma renda extra ou desempenhar uma nova atividade para manter o orçamento da casa no azul?


Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), diz que é preciso planejamento.



A educadora financeira Teresa Tayra dá outra dica: “olhe para as necessidades dos seus clientes.



Domingos e Teresa sugerem algumas atividades para quem deseja ou precisa gerar renda durante a pandemia.


1 Reduzir gastos


A primeira ação não é necessariamente um trabalho, segundo Domingos, mas um planejamento: reduzir os gastos e conseguir uma folga no orçamento.


Leia mais: Sete microempresárias falam sobre o efeito coronavírus nos negócios


“Economizar também é uma renda extra. Na maioria dos orçamentos pessoais e familiares é possível conseguir uma redução de 20% das despesas, apenas se atentando aos hábitos e comportamentos financeiros.”


2 – Hora de desapegar


Separe objetos que não utiliza e que estejam em bom estado. Anuncie tudo em sites de vendas on-line.


Faça uma faxina geral em casa e veja do que é possível desapegar: roupas, eletros-eletrônicos, jogos, sapatos e outros produtos que não são tão importante.


Leia mais: Empresários usam a criatividade para driblar crise e continuar ativos


“Essa é hora de repassar isso para frente e ganhar uma renda extra, existem muitos sites especializados em fazer esse intermédio e todo fôlego no caixa é necessário.”


3 – Dotes culinários


Gosta de cozinhar? Qual a sua especialidade? Doces, tortas, bolos ou comida do dia a dia? É hora de resgatar suas receitas preferidas e começar a produzir.


A quarentena alterou a rotina de muitas pessoas. Quem fazia as refeições em restaurantes e hoje mantém a mesma carga de trabalho no home office, está utilizando o delivery para se alimentar sem comprometer o trabalho ou sair de casa.



Você pode preparar refeições ou algum doce, salgado e divulgar em suas redes sociais, grupos do condomínio, para amigos e família.


4 – Serviço de entrega


Se a situação financeira estiver muito apertada, talvez seja válido considerar levantar uma renda extra com trabalhos pontuais.


Por exemplo: entrega de aplicativos


“Os aplicativos de entregas estão em alta, e uma alternativa pode ser se cadastrar e buscar realizar esse tipo de ação”, orienta Domingos.


5 – Confeccionar máscaras


A máscara de proteção vem gerando renda para muita gente. Alguns magazines, inclusive, estão cadastrando empreendedores para esse tipo de venda.


6 – Vagas em supermercados, farmácias e hospitais


Para quem não faz parte dos grupos de riscos e pode sair de casa, estão surgindo vagas em supermercados, hospitais, farmácias e outras empresas que continuam com portas abertas, mas é preciso cuidado com a proteção nessa hora.


7 – Venda de serviços online


Se você presta algum serviço ou tem habilidades que podem ser exercidas de forma on-line, é hora de investir no seu potencial. A seguir, algumas atividades  para fazer em casa e oferecer pela internet:


– Artesanato;

– Costura;

– Elaboração de convites;

– Atividade física;

– Recreação:

– Aulas de idiomas;

– Aulas de reforço para as crianças que estão em férias antecipadas;

– Edição de fotos;

– Produção gráfica e muitos outros.


8) Reparos


Algumas atividades exigem mais aptidão pessoal do que dinheiro.


Se você tem um lado “faz tudo” e domina a área de reparos em geral, jardinagem e pintura, pode ser uma boa começar um negócio nesse segmento.