Blog

Vai às compras na Black Friday? Confira as dicas do Inmetro!

As ofertas da Black Friday podem ser uma excelente oportunidade para comprar o que você está precisando ou para adiantar as compras de Natal. Entretanto, para fazer um bom negócio, além do preço, é preciso considerar outros aspectos, como saúde, segurança, eficiência energética, entre outros.

Muita calma e informação são as bases para escolhas mais assertivas. Assim, o consumidor não comprará por impulso e terá elementos para analisar se a aquisição vale a pena de fato. Para apoiar a população nessa avaliação, dentre os produtos com maior intenção de compra no próximo dia 27 de novembro, selecionamos os que são regulamentados pelo Inmetro e fizemos uma lista de itens que devem ser checados.

 Eletrodomésticos

  • Selo de segurança:  183 tipos de eletrodomésticos possuem o selo do Inmetro, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui: aspiradores de pó, máquinas de cortar cabelo, lava-louças, batedeiras e processadores de alimentos, que são produtos que tiveram expressivo crescimento de vendas durante o isolamento social, entre outros.

  • Etiqueta de eficiência energética: entre esses eletrodomésticos, alguns também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. Ex.: geladeiras, televisores, etc.

  • Selo Ruído: os aparelhos que fazem mais barulho (liquidificadores e secadores, por exemplo) devem ter esse selo na embalagem, informando a potência sonora em decibéis e classificando os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso).


 Roupas e demais produtos têxteis

Algumas informações são obrigatórias:

  • Dados do fabricante ou do importador (nome, razão social ou marca e CNPJ);

  • País de origem do produto;

  • Composição têxtil (indicação em percentual da massa do produto);

  • Cuidados com a conservação (Símbolos de lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e cuidado têxtil profissional);

  • Indicação de tamanho ou de dimensões expressas em unidades do Sistema Internacional (por exemplo: milímetros, centímetros ou metros).

Essas informações devem ser colocadas de maneira permanente e indelével no meio do produto têxtil. Esse meio pode ser uma etiqueta, selo, rótulo, decalque, carimbo, estampagem ou similares.


 Brinquedos

  • O selo de identificação da conformidade do Inmetro;

  • faixa etária a que o produto se destina;

  • informações sobre o conteúdo;

  • instruções de uso, de montagem e alertas de segurança.


Você sabia? O Inmetro está participando de uma campanha mundial, liderada pela OCDE, para conscientizar e orientar vendedores de lojas virtuais e consumidores sobre a segurança dos brinquedos vendidos online. Se esse for um dos produtos que pretende comprar, confira aqui mais dicas.

Vale lembrar os alertas sanitários: evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Caso opte pelas compras virtuais:

1) Prefira lojas que você conhece e confia.

2) Em caso de site desconhecido, pesquise sobre a reputação da loja e certifique-se de que ele possui plataformas de pagamento seguras.

3) Confira se há informações sobre a empresa (endereço, razão social e CNPJ).

4) Leia todas as informações sobre forma e prazo de entrega, trocas e devolução de mercadorias.

5) Desconfie de ofertas muito abaixo do preço comum. Fique atento. Esse é um momento que também aumenta muito o número de golpes.