Pular para o conteúdo

Vagas no setor de açúcar e álcool foram as que mais cresceram

  • por

Alguns setores tiveram mais de 90% no número de vagas na comparação com 2020 (Crédito: Agência Brasil)

Um balanço feito pela Catho, marketplace para quem busca emprego e candidatos, revela que empresas do ramo de açúcar e álcool foram as que mais cresceram em oferta de vagas no primeiro semestre de 2021 na comparação ao mesmo período do ano anterior. O setor fechou o semestre contabilizando uma alta de 298% frente o mesmo período de 2020. O segundo lugar do ranking fica para as oportunidades no setor de materiais de construção que fecharam junho com uma alta de 138%. Completando o pódio, vagas para atuar na área de Concessionárias/Auto Peças registraram um crescimento de 129%.

Confira os demais setores que registraram um aumento de 90% ou mais no último semestre:

  • Mineração: + 127%;
    • Contabilidade/ Auditoria: + 121%;
    • Têxtil/ Couro: + 117%;
    • Administração e Participação: + 113%;
    • Importação/ Exportação: + 103%;
    • Bebidas: + 98% ;
    • Móveis e Artefatos de decoração: + 97%;
    • Metalúrgica / Siderúrgica: + 94%;
    • Comércio Atacadista: + 93%;
    • Automação: + 91% ;
    • Arquitetura / Paisagismo / Urbanismo: + 90% ;
    • Corretagem (Imóveis): + 90%.

O setor de saúde também teve um crescimento em relação ao mesmo período de 2020, quando houve um aumento significativo na busca por profissionais desse setor para auxiliar no ápice da primeira onda da pandemia de Covid-19. No primeiro semestre de 2021, vagas para atuar na área da saúde subiram 9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados do levantamento são da base de dados da Catho com vagas para atuar em todo o país.

+ Evans, do Fed, diz que é necessário mais progresso no emprego antes de redução de estímulos

Já o levantamento realizado da InfoJobs registrou crescimento de 13% na oferta de emprego no primeiro semestre do ano, em comparação com o último semestre de 2020. Apesar do avanço no quadro de empregos, o número de vagas é 10% menor do que no primeiro semestre do ano passado.

De acordo com Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, é preciso reconhecer a melhora no quadro de empregabilidade. “Apesar de ainda estarmos em um processo de retomada, os dados mostram que, aos poucos, o cenário começa a ser mais positivo. É claro que ainda não alcançamos a média de vagas do início do ano passado, mas estamos caminhando a passos largos para que isso aconteça”, afirma.

A pesquisa feita pelo InfoJobs ainda mostrou que 16% das oportunidades ofertadas no mercado de trabalho são para modelo remoto. Para Ana, isso também deve ser levado em conta quando falamos na melhora do mercado de trabalho, já que mostra que as empresas estão voltando a contratar, mesmo que de maneira remota, abrindo a possibilidade de candidatos de outras regiões se candidatarem às vagas.

Além disso, a pesquisa aponta que enquanto alguns segmentos foram marcados por uma grande desaceleração, outros ganharam destaque em meio ao cenário de pandemia, como é o caso de comerciais e vendas, área em que as empresas mais buscam profissionais atualmente. Outras áreas que aparecem em destaque são: telemarketing, administração, logística e saúde. Os cargos com mais procura pelos profissionais são: auxiliar administrativo, recepcionista, jovem aprendiz e vendedor.

“A expectativa é de que a gente encerre 2021 com resultados melhores do que em 2020. Pense que no ano passado esse momento era de incertezas, agora enfrentamos um caminho de retomada e adaptação. Se o ritmo de vacinação se manter, devemos ver uma recuperação ainda mais forte a partir do segundo semestre do ano”, conclui Ana Paula.

Veja também

+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista

+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19

+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar

+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio

+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual

+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos

+ Yasmin Brunet quebra o silêncio

+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago