Blog

Uso de roupas adequadas é cuidado importante na hora do exercício físico

Roupas esportivas oferecem cuidados que seu corpo precisa para ter proteção e liberdade de movimentos no momento de se exercitar



Praticar uma atividade física traz diversos benefícios e ganhos para a saúde física e mental. Abandonar o sedentarismo promove uma vida mais equilibrada e cheia de disposição, garantindo mais bem-estar e, de acordo com a atividade escolhida, maior integração em grupos sociais.

Porém não basta apenas escolher uma modalidade de atividade e começar a praticá-la. É necessário também se assegurar de que você tenha as roupas adequadas, que garantem proteção e conforto durante os exercícios físicos.

Assim como é recomendado fazer um exame médico, para checar as suas condições físicas, e manter-se hidratado durante as práticas esportivas, escolher adequadamente o vestuário pode evitar diversos problemas, além de aumentar o seu desempenho nos esportes.

Roupas leves costumam garantir uma boa ventilação, evitando a transpiração excessiva, que pode causar desde desidratação até irritações na pele e infecções fúngicas. Bons tênis esportivos também ajudam a reduzir os impactos, devido a um bom sistema de amortecimento, oferecendo maior desempenho e prevenindo lesões que podem deixar o praticante em repouso por um longo tempo para se recuperar.

Tecnologia têxtil traz ainda mais benefícios para os esportes

Não se trata apenas de estilo, mas das tecnologias que essas roupas esportivas possuem. Os modelos de camiseta adidas, por exemplo, são confeccionados com materiais que oferecem o máximo de respirabilidade ao mesmo tempo que tentam preservar a temperatura corporal dentro de uma média mais confortável.

A tecnologia dry-fit, bastante usada nas peças com fins esportivos, é mais leve e flexível, além de secar rapidamente, evitando que o suor incomode durante a prática da atividade. Isso é importante para garantir conforto e segurança, já que ficar com uma roupa molhada pode trazer riscos para a saúde, principalmente durante os dias mais frios do ano.

Quanto aos modelos de tênis, além da tecnologia que absorve o impacto, evitando prejuízos às articulações, é necessário que ele garanta respirabilidade aos pés. Afinal, durante as atividades físicas, é natural que os pés também transpirem e aumentem de temperatura. Um tênis adequado irá evitar o desconforto de sentir os pés muito quentes, o que poderá trazer prejuízo para o seu desempenho no esporte.

Para quem for realizar atividades ao ar livre, o uso de filtro solar e bonés ou chapéus também é altamente indicado, evitando que o sol cause queimaduras, manchas e o envelhecimento precoce da pele.