Blog

Upcycling: conheça a Frank, marca que utiliza sobras de tecido para fazer um lindo trabalho de patchwork – Vogue

Casaco Frank, chapéu e luvas, ambos Gucci (Foto: Rafael Monteiro)

“A Frank é uma voz para alertar sobre o desperdício”, diz Marcelo Barbosa a respeito da marca fundada por ele em novembro de 2019, cujo nome remete ao personagem Frankenstein. Segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), só o Brasil desperdiça 170 toneladas de resíduos têxteis por ano (dados de 2017). A ficha de Marcelo sobre a gravidade da situação caiu quando uma amiga apareceu em sua casa com as sobras de matéria-prima de uma marca, que iriam para o lixo. “Eram sacos gigantes, que poderiam ocupar um quarto inteiro. Se uma única empresa tinha aquele volume, imagina a cidade, o estado, o País e o mundo?”

A primeira coleção da Frank foi desenvolvida com retalhos adquiridos no Banco de Tecido, iniciativa que recebe sobras de produção de tecelagens, confecções e ateliês e funciona por um sistema de troca e venda. Já para a segunda, lançada no fim do ano passado na multimarcas paulistana Pinga, Marcelo trabalhou como arquivo morto doado pela tecelagem HJ Têxtil. As criações são pensadas a partir do que ele tem disponível naquele momento. “Mas minhas peças sempre vão ter um twist. Não quero fazer uma simples camiseta, e sim ‘a’ camiseta. Criar uma roupa que tenha um diferencial e, ao mesmo tempo, respeitar o planeta”, diz ele, que veio do mercado audiovisual, foi sócio de Lorenzo Merlino (seu ex-marido) na extinta grife que levava o nome do estilista e atuou também na equipe de estilo da linha masculina da Zoomp.

O que vem por aí? Já está em desenvolvimento uma coleção-cápsula com sobras de couro em parceria com a marca PS Leather, prevista para ser lançada até o início de abril na loja Casa Cipó, em São Paulo.

Styling: SamTavares
Beleza: Camila Anac com produtos Kiko Milano, Lee Stafford e Sephora Brasil
Assistentes de fotografia: Fabricio Pimentel e Jorge Escudeiro
Assistente de beleza: Rômulo Rosa
Modelos: Natasha Soares (Singular), Zyom (Singular), Vivica (Way), Beatriz Sousa (Another) e Hellen (Another)
Tratamento de imagem: Robson Batista
Agradecimentos: Rapha Decor