Uma análise do impacto do Coronavírus nos desfiles de moda neste ano | A Rede

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Uma análise do impacto do Coronavírus nos desfiles de moda neste ano

Diante do cenário mundial de pandemia causada pelo novo
Coronavírus, neste período que estamos vivendo, onde indústrias, jamais imaginariam
este cenário para os negócios em 2020, o sistema parou, e no mercado da moda
não foi diferente.

Como o setor de facção, costura, calçados, bolsas até mesmo joias.
Muitas empresas de grande porte trabalham hoje, no entanto produzindo máscaras
e aventais para serem doados aos hospitais e profissionais de saúde de suas
regiões mantendo sua equipe. Mas o mundo da moda é um dos maiores setores de
economia mundial e segue um roteiro anual com os preparativos de coleções onde
centenas de pessoas estão envolvidos neste trabalho e todos tem sua
especialidade e claro seu trabalho e renda, e surge a pergunta: como será as
semanas de moda, desfiles…?

Vamos a algumas respostas que já início como colunista e
responsável pelo que escrevo “deixo claro está é uma previsão”. Desfiles e
grifes de luxo já estão se preparando para à nova realidade do mercado. Na
medida do possível, muitos países e marcas investiram na tecnologia e nos
desfiles digitais. O caso mais recente foi a London Fashion Week, com a edição
online, que ocorreu em junho.

A Semana de Moda de Paris está prevista para os dias 28 de
setembro a 6 de outubro, no entanto nem todos os desfiles serão realizados
presencialmente e a organização afirmou que foi criada uma plataforma especial
para promover a Paris Fashion Week online, mas ainda sem muitos detalhes. Chanel
exibiu sua coleção cruise em
um desfile digital, e anunciou que, embora seja em novos formatos, seguirá o
calendário que rege a indústria com as temporadas anuais, a posição influenciou
outras marcas de luxo que estavam procurando fazer seus lançamentos por conta
própria.

Enquanto esperamos que os planos mais definitivos sejam
anunciados, está previsto para Setembro, a coleção da “label” que apresenta sua coleção de verão para poucos convidados.
A Burberry também anunciou seu próximo desfile para setembro, em espaço aberto,
sem convidados apenas modelos e equipe e a Fendi, que também será fechado, o
local será na sede em Roma e para o mesmo mês anunciou uma surpresa, com
convidados e um elemento digital que ainda não foi divulgado. Vamos esperar
para ver.

Já o SPFW ainda não tem previsão de novas datas para os
desfiles, porém a notícia é que está mantida pela órgãos de divulgação a comemoração
aos 25 anos do evento está mantida paras os dias 16 e 20 de outubro.

O que posso dizer é que o mercado de luxo sinalizara que a
indústria têxtil deve persistir nos tradicionais desfiles adaptados para
pós-pandemia. O mercado da moda tem se movimentado e muito em relação ao
lançamento das coleções de primavera-verão 2021/22.

A pandemia trouxe consequências irreversíveis ao mercado da
moda, que vai passar por um novo processo de ressignificação global: o consumo
terá sentido de conscientização diante dos impactos econômicos, sociais e
ambientais.