Blog, Bordado, Costura

Tribuna do Norte – Quinta de #tbt literário

Alex Medeiros 

[email protected]

Mais um apanhado de velhos e novos rabiscos, conservados em papel, em computador, em celular e em redes sociais. Começando por 1983, ano de movimentações poéticas pelo Centro; depois na fase das atividades publicitária e jornalística. Seguindo pelos anos 1990 de boemia quase diária entre Petrópolis e a Zona Sul, praticamente ausente do Centro; e então a primeira e segunda décadas deste século XXI. Na soma de tudo, lá vão cinco livros solos.

Na explosão de um fim de tarde cinza

desmaia em nuvens um velho sol vermelho

e teu cabelo no mar azul espelho

corre na brisa e perde-se no amarelo

um verde sono invade a cidade

as rosas dormem num silêncio branco

e eu olhando os pontos prateados

que enchem a noite dos teus olhos negros. (1983)

Foi com sonhos, dor, com alegrias

com deslizes, entregas, desencontros

nosso amor foi bordado ponto a ponto

e o carinho maior foi a nossa linha

hoje ainda uns retalhos de agonia

me sufocam, me vêm alfinetar

é assim, meio ruim alinhavar

já não temos o molde da costura

mas foi linda demais nossa procura

que a linha não deve se acabar. (1988)

A vida efêmera

sempre vale a pena

se a liberdade é fêmea. (1997)

Na queda, na subida

na luz ou na treva

o que se leva da vida

é a vida que se leva. (2016)

Na linguagem da desfeita

a esquerda com fascistas 

os nazistas com a direita

e entre ambos os artistas. (2018)

O meu prazer

não ser omisso

roubar a Lua pra você

apenas isso. (2020)

Créditos: Divulgação

Recontagem

Do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giulianni: “Hoje foram invalidadas centenas de milhares de cédulas fraudulentas em Michigan. Primeiro foi na Pennsylvania, e agora em Michigan. Será publicado e vocês ficarão chocados”.

Testemunho

O prefeito de Trenton, Reed Gusciora, do Partido Democrata, acusou Giuliani de trazer como testemunha das fraudes o ex-candidato a senador de Nova Jersey, Daryl Brooks, que já respondeu dois processos por assédio sexual.

Ciro grita

Ao ler sobre uma aliança supostamente de centro, Ciro Gomes disparou: “A fraude que campeia no Brasil não cede espaço. No dia em que Dória, Huck e Moro forem de centro, eu sou da ultraesquerda”. Pra ele, o trio é de direita.

Lucros

A pandemia fechou lojas, bares e escolas, mas permitiu a abertura generalizada de institutos de pesquisa. Tem para todos os gostos e em todas as cidades. A indústria das pesquisas merece cadeira nas federações do ramo.

Jingles

Bastou a campanha em Pendências ganhar repercussão com a musiquinha contra o candidato Paulo Barreto (PT) que em Macau, origem do estilo, trataram de criar uma nova letra esculhambando com o prefeito Tulio Lemos.

Bazar News

Não há uma só cidade potiguar que não tenha uma dezena de blogs, obviamente sem contar as centenas entre Natal e Mossoró. No tempo curto da campanha, a maioria nem disfarça nas módicas notas de apoio escancarado.

Foi tarde

A presença das tropas federais em algumas cidades do RN no dia da eleição pode manter a ordem pública, mas é ação tardia diante dos ocorridos com o crime organizado financiando candidatos e aterrorizando os eleitores nas ruas.

Oba-oba

Na campanha do Rio de Janeiro, a candidata Benedita (PT) tem apoio de Chico Buarque, Martinho da Vila e Teresa Cristina. A candidata Martha Rocha (PDT) é apoiada por Caetano, Patrícia Pilar e Leo Jaime. Disputam o terceiro lugar.

Multiverso 

O físico americano Michio Kaku, um dos criadores da teoria das cordas, declarou que a matéria escura pode ser a gravidade de um universo paralelo pairando sobre o nosso em uma outra dimensão não perceptível em nossa realidade.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.