Alex Medeiros
Mais um apanhado de velhos e novos rabiscos, conservados em papel, em computador, em celular e em redes sociais. Começando por 1983, ano de movimentações poéticas pelo Centro; depois na fase das atividades publicitária e jornalística. Seguindo pelos anos 1990 de boemia quase diária entre Petrópolis e a Zona Sul, praticamente ausente do Centro; e então a primeira e segunda décadas deste século XXI. Na soma de tudo, lá vão cinco livros solos.
Na explosão de um fim de tarde cinza
desmaia em nuvens um velho sol vermelho
e teu cabelo no mar azul espelho
corre na brisa e perde-se no amarelo
um verde sono invade a cidade
as rosas dormem num silêncio branco
e eu olhando os pontos prateados
que enchem a noite dos teus olhos negros. (1983)
Foi com sonhos, dor, com alegrias
com deslizes, entregas, desencontros
nosso amor foi bordado ponto a ponto
e o carinho maior foi a nossa linha
hoje ainda uns retalhos de agonia
me sufocam, me vêm alfinetar
é assim, meio ruim alinhavar
já não temos o molde da costura
mas foi linda demais nossa procura
que a linha não deve se acabar. (1988)
A vida efêmera
sempre vale a pena
se a liberdade é fêmea. (1997)
Na queda, na subida
na luz ou na treva
o que se leva da vida
é a vida que se leva. (2016)
Na linguagem da desfeita
a esquerda com fascistas
os nazistas com a direita
e entre ambos os artistas. (2018)
O meu prazer
não ser omisso
roubar a Lua pra você
apenas isso. (2020)
Recontagem
Do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giulianni: “Hoje foram invalidadas centenas de milhares de cédulas fraudulentas em Michigan. Primeiro foi na Pennsylvania, e agora em Michigan. Será publicado e vocês ficarão chocados”.
Testemunho
O prefeito de Trenton, Reed Gusciora, do Partido Democrata, acusou Giuliani de trazer como testemunha das fraudes o ex-candidato a senador de Nova Jersey, Daryl Brooks, que já respondeu dois processos por assédio sexual.
Ciro grita
Ao ler sobre uma aliança supostamente de centro, Ciro Gomes disparou: “A fraude que campeia no Brasil não cede espaço. No dia em que Dória, Huck e Moro forem de centro, eu sou da ultraesquerda”. Pra ele, o trio é de direita.
Lucros
A pandemia fechou lojas, bares e escolas, mas permitiu a abertura generalizada de institutos de pesquisa. Tem para todos os gostos e em todas as cidades. A indústria das pesquisas merece cadeira nas federações do ramo.
Jingles
Bastou a campanha em Pendências ganhar repercussão com a musiquinha contra o candidato Paulo Barreto (PT) que em Macau, origem do estilo, trataram de criar uma nova letra esculhambando com o prefeito Tulio Lemos.
Bazar News
Não há uma só cidade potiguar que não tenha uma dezena de blogs, obviamente sem contar as centenas entre Natal e Mossoró. No tempo curto da campanha, a maioria nem disfarça nas módicas notas de apoio escancarado.
Foi tarde
A presença das tropas federais em algumas cidades do RN no dia da eleição pode manter a ordem pública, mas é ação tardia diante dos ocorridos com o crime organizado financiando candidatos e aterrorizando os eleitores nas ruas.
Oba-oba
Na campanha do Rio de Janeiro, a candidata Benedita (PT) tem apoio de Chico Buarque, Martinho da Vila e Teresa Cristina. A candidata Martha Rocha (PDT) é apoiada por Caetano, Patrícia Pilar e Leo Jaime. Disputam o terceiro lugar.
Multiverso
O físico americano Michio Kaku, um dos criadores da teoria das cordas, declarou que a matéria escura pode ser a gravidade de um universo paralelo pairando sobre o nosso em uma outra dimensão não perceptível em nossa realidade.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.