Blog, Costura

Tribuna do Norte – Junta Comercial registra aumento na abertura de novas empresas no RN

Segundo dados da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), o terceiro
trimestre de 2020 – meses de julho a setembro – registram 2.253
solicitações de abertura de novas empresas no estado. O número é superior ao registrado no mesmo período do ano passado: 2.213. A
estratificação revela que o setor de serviços representa 46% dos novos
negócios, em seguida vem o comércio (39%) e a indústria (15%). Dos novos
empreendimentos, 82% são micro e pequenas empresas, sendo 1.805 micros e
279 pequenas.

Créditos: Alex Régis/ARQUIVO

A governadora Fátima Bezerra citou as medidas de incentivos para as atividades empresariais como importantes para o número, tais como a prorrogação de débitos e recolhimento de impostos no período da pandemia e às importantes medidas de estímulo à produção e geração de emprego e renda que o Governo vem tomando desde o início de 2019.

O antigo Programa de Apoio e Incentivo ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) foi reformulado e criado o Proedi – Programa de Estimulo ao Desenvolvimento Industrial que permitiu a permanência de vários empreendimentos e está atraindo novos.

Outra medida foi o regime especial de tributação para o setor atacadista, atualização do RN Gás +, com redução de tarifas para empresas consideradas prioritárias ao desenvolvimento, redução de tarifas do querosene de aviação para incentivar a atividade turística, ampliação do Pró-Sertão com novas parcerias para as oficinas de costura no interior, programa de compras locais a produtores da agricultura familiar e o projeto de Lei da Micro e Pequena empresa que está em apreciação pela Assembleia Legislativa e vai beneficiar 200 mil empreendimentos no RN.