Pular para o conteúdo

Taboão da Serra registra 5 mortes nas últimas 48 horas; casos positivos passam de 2.500

  • por

Taboão da Serra inicia a semana com 2.572 casos confirmados de coronavírus e 191 mortes, segundo aponta o boletim epidemiológico divulgado neste domingo, dia 26, pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram cinco óbitos nas últimas 48 horas.

De acordo com dados da Secretaria, Taboão da Serra tem 952 curados da covid-19.

O boletim ainda informa que 210 pessoas aguardam resultado de exames e 2.868 já foram descartados. No município 1.429 pacientes estão em acompanhamento e 15 estão internados no Hospital de Campanha.

Segundo a prefeitura de Taboão da Serra as vítimas fatais são

Homem, 70 anos, DPOC e HAS, estava internado no Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS)
Mulher, 70 anos, DRC, estava internada no Hospital das Clínicas
Mulher, 65 anos, DM e HAS, estava internado no Hospital Leforte Morumbi
Homem, 81 anos, DNC, estava internado no Hospital Geral de Itapecerica da Serra
Homem, 91 anos, HAS e DPOC, estava internado no Hospital Regional de Osasco

Medidas protetivas

A prefeitura vem tomando diversas medidas para prevenir a pandemia de coronavírus. Ampliou o grupo de pessoas que farão o teste de coronavírus no município. Também anunciou que a UPA Akira Tada passa a atender exclusivamente pacientes com COVID-19.

Ruas e pontos de ônibus próximos a unidade de saúde estão sendo higienizadas frequentemente. Além de uma campanha de arrecadação de alimentos, a prefeitura de Taboão da Serra converteu os alimentos da merenda escolar em cestas básicas para os mais carentes.

A prefeitura de Taboão da Serra editou um decreto tornando obrigatório o uso de máscara no transporte público municipal. Os usuários dos ônibus circulares devem estar utilizando o acessório para evitar o contágio por coronavírus. A mesma medida foi tomada pelo Estado, que determinou o uso da máscara em todos os ônibus intermunicipais, trens e Metrô.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recomendou à Prefeitura de Taboão da Serra que não flexibilize a quarentena para o enfrentamento ao coronavírus, até “que haja previsão específica do governo estadual nesse sentido, ou mesmo depois, considerando a avaliação técnica da Secretaria Municipal de Saúde”.

A prefeitura também adaptou o espaço do Serviço Especializado de Reabilitação (SER) para abrigar um hospital de campanha com 77 leitos todos dedicados ao coronavírus.

A secretaria de saúde de Taboão da Serra lançou um serviço para tirar dúvidas de moradores sobre a doença, além de funcionar como uma pré-consulta virtual orientando a população sobre os cuidados, como e onde buscar os serviços de saúde. O serviço atende pelo número 0800 7758500, das 7h às 19h, de segunda a segunda.

Para facilitar o atendimento e evitar o deslocamento desnecessário dos moradores, Taboão da Serra também disponibiliza números de WhatsApp para cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Confira o número de cada UBS.

A Escola de Corte e Costura de Taboão da Serra passou a confeccionar máscaras de pano que estão sendo distribuídas para a população. Estão sendo produzidas cerca de 450 máscaras diariamente. Desde o dia 7 de maio, o uso de máscaras passou a ser obrigatório em todo o Estado para quem estiver na rua.