Blog, Costura

Sinésio Campos defende celeridade nos repasses de recursos à Fazenda Esperança | Momento Assembleia

O deputado Sinésio Campos defendeu a necessidade de o Governo do Estado ter celeridade no repasse de recursos destinados à manutenção da Fazenda da Esperança no Amazonas, que oferece tratamento para recuperação de dependentes químicos. A defesa foi feita durante a Cessão de Tempo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã da ultima terça-feira (20), para que o coordenador da instituição no norte, padre Vinícius Esch Gouveia, fizesse uma explanação sobre as dificuldades que a Fazenda Esperança enfrenta e a necessidade de apoio do Estado.

O deputado Sinésio Campos ressaltou o compromisso da Aleam, nos últimos dois anos, com a Fazenda Esperança, por meio de destinação de recursos através de emendas parlamentares. O deputado lembrou que destinou recursos da ordem de R$ 200 mil à sede da instituição localizada no município de Itacoatiara (distante 176 km em linha reta de Manaus). “A Fazenda da Esperança é uma referência no tratamento de jovens dependentes químicos. Resgatando a dignidade, o respeito e a vida, por meio da ressocialização de jovens e, até mesmo, pessoas que muitas vezes diante de problemas e dificuldades acabam enveredando no falso alento das drogas”.

O parlamentar lembrou que a Fazenda Esperança é a única instituição que oferece tratamento (terapia) gratuita no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de vícios, sobretudo do álcool e outros tipos de drogas. “A fazenda está de portas abertas acolhendo homens e mulheres fragilizados pelo consumo de drogas e oferecendo novo sentido de vida. E, assim como esta casa (Aleam) tem se mobilizado para apoiar o trabalho, o Governo do Estado precisa entender que o tratamento da dependência química também é uma questão de saúde pública, e que precisa fazer a sua parte com o repasse de recursos”, aponta.

A Instituição é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no Brasil. No Amazonas, já são 19 anos de Fazenda da Esperança Masculina e 15 anos de Fazenda da Esperança Feminina em Manaus. A masculina fica localizada na BR 174, km 15 – Ramal Claudio Mesquita e acompanha 150 homens, já a feminina acompanha 35 mulheres. Em São Gabriel da Cachoeira 28, Humaitá 36 e Itacoatiara 26. Na fazenda masculina, são realizados trabalhos de Agricultura, avicultura, padaria e marcenaria. Na feminina, são feitos artesanato e costura.

Sinésio Campos destacou ainda que anualmente, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) encaminha cerca de 70 pessoas para centros de tratamento contra a dependência química. Em Manaus, um desses lugares é a Fazenda Esperança, que conta com unidades masculinas e femininas, e utiliza a espiritualidade e psicologia para tratar os dependentes. “A instituição é para muitas pessoas uma segunda chance de se libertar dos vícios e de nova vida”.