Pular para o conteúdo

Semana Slow Fashion discute tendências da moda

  • por

Semana tem organização do curso de Moda da UNAMA – Universidade da Amazônia (UNAMA)

Organizado pela UNAMA – Universidade da Amazônia, evento remoto ocorre de 21 a 26 de junho

O curso de Moda da UNAMA – Universidade da Amazônia promove, virtualmente, a primeira edição da Semana Slow Fashion, de 21 a 26 de junho, em parceria com o Slow Fashion Brasil (@slowfashion.brazil). O evento terá um ciclo de palestras sobre consumo consciente e outros temas que incentivam a reflexão em relação ao comportamento das pessoas enquanto consumidoras para um futuro mais ético e sustentável no âmbito da moda.

A coordenadora do curso de Moda da UNAMA, professora Lara Dahas, afirma que a tendência comportamental do Slow Fashion está em expansão. Consumidores e profissionais da moda, atualmente, compram e produzem de forma mais consciente, e são mais preocupados com a ética e com a sustentabilidade.

Além disso, destaca Lara, há também uma atenção maior para os impactos gerados pelo consumismo desenfreado e o lixo têxtil que modelos de negócios, como o fast-fashion, geraram no decorrer das últimas décadas.

“O Slow Fashion constitui-se de uma série de práticas em várias instâncias da moda, como o Upcycling (reutilização e aprimoramento de um produto pré-existente), o Zero-Waste (produção mínima de resíduos) e o Localismo e a Autoralidade (valorização dos produtores locais e modelos de negócios comprometidos com a sustentabilidade)”, explica.

Para falar sobre essas práticas e dando início à programação, no dia 21, às 16 horas, haverá uma roda de conversa sobre “Slow Fashion – Da urgência global às potências regionais”, mediada por Lara Dahas, com a participação dos palestrantes Mariana Moreira, Mariana Brilhante, Mario Tito, Paula Martin, Valdecir Babinski e Yorrana Maia.

No dia 22, no mesmo horário, a professora Yorrana Maia fala sobre “Localismo e Autoralidade Amazônica dentro do Slow Fashion”. Já no dia 23, às 16 horas, Mariana Moreira abre uma discussão a respeito da prática do Upcycling. Às 19 horas, haverá a palestra sobre Zero-Waste, com o professor Valdecir Babinski.

No dia 24, às 19 horas, para falar sobre “Moda Inclusiva para Pessoas com Deficiência”, a palestrante será Mariana Brilhante. No dia 25, às 19 horas, Paula Martin discute os hábitos de consumo e cultura Slow.

As inscrições são gratuitas no site extensão.unama.br e o link para as palestras será fornecido por e-mail. 

Por Isabella Cordeiro.