Pular para o conteúdo

Secretaria de Assistência Social abre inscrições para cursos profissionalizantes

  • por

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu está retomando os cursos de formação profissional, que estavam suspensos por conta das medidas restritivas para evitar a transmissão do coronavírus.

As matrículas iniciam na próxima terça-feira (29)  e podem ser feitas em qualquer um dos cinco CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) da cidade. Os cursos levam o selo de qualidade do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

“Este é mais um importante passo na retomada de nossa cidade. O governo municipal está ofertando uma oportunidade para que as pessoas se qualifiquem e possam buscar melhores oportunidades de emprego ou até mesmo começar seus próprios empreendimentos. Oferecemos uma formação de curta duração mas com qualidade excelente, com diploma reconhecido e válido em todo Brasil.” destaca o secretário municipal de Assistência Social, Elias de Souza Oliveira.

Para garantir o distanciamento social e os demais protocolos sanitários, as turmas contarão com apenas 20 alunos e os cursos serão ministrados em duas oportunidades, com seis turmas em junho e seis turmas em agosto. Os cursos terão duração de 30 dias, com aulas teóricas e práticas na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social e no SENAI.

Matrículas abertas

As matrículas disponíveis a partir do dia 29 de junho são para os cursos de Assistente Administrativo, Aperfeiçoamento em Recursos Humanos, Modelagem em Costura Camiseta, Modelagem em Costura Roupas de Pets, Instalação e Manutenção Ar-Condicionado e Pacote Office.

As vagas são ofertadas prioritariamente para pessoas inscritas no Cadastro Único ou beneficiárias de programas do Governo Federal, como o Bolsa Família. Para se matricular o aluno deve atender os requisitos exigidos por cada curso, observando os critérios de idade e formação, além de providenciar a documentação exigida. As matrículas devem ser efetuadas exclusivamente em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Agosto

No início de agosto serão abertas as matrículas para seis novas turmas, nos cursos de Assistente Administrativo, Aperfeiçoamento em Recursos Humanos, Modelagem em Costura Roupas Íntimas, Modelagem em Costura Ginástica, Instalação e Manutenção Ar-Condicionado e Pacote Office.

Cursos iniciados em julho

• Assistente Administrativo
Requisitos: 16 anos completos, Ensino Fundamental II Completo.

• Aperfeiçoamento em Recursos Humanos
Requisitos: 16 anos completos, Ensino Fundamental II Completo.

• Modelagem em Costura Camiseta
Requisitos: 16 anos completos, Ensino Fundamental II Incompleto, Conhecimento Básico em Costura.

• Modelagem em Costura Roupas de Pets
Requisitos:  16 anos completos, Ensino Fundamental II Incompleto, Conhecimento Básico em Costura.

• Instalação e Manutenção Ar-Condicionado
Requisitos:  18 anos completos, Ensino Fundamental II Incompleto.

• Pacote Office – 14 anos, Ensino Fundamental I Completo
Requisitos: 14 anos, Ensino Fundamental I Completo.

Documentos necessários para matrícula

– RG (Original e cópia);
– CPF (Original e cópia);
– Comprovante de Residência (Original e cópia);
– Histórico Escolar (Original e cópia);
– Certidão de Nascimento ou Casamento.

Caso sejam menores de idade:
– RG e CPF dos pais ou responsáveis legais (original e fotocópia) e documento comprobatório da guarda em caso de responsáveis que não sejam pais do aluno.
* O menor deve estar acompanhado por um responsável legal.

Caso sejam estrangeiros:
– Cédula (Original e cópia);
– CPF (Original e cópia) *Receita Federal ou consulado – (45) 3520-4300;
– Comprovante de Residência (Original e cópia);
– Histórico Escolar (Original e cópia);
– Certidão de Nascimento ou Casamento.