Revista AdNormas – A Qualidade das linhas de costura

  • por

Da Redação – 

A definição de costura é o ato, processo ou efeito de unir duas ou mais coisas, por meio de pontos feitos com linha, fio, etc. associados à agulha. Coser é um sinônimo para o ato de costurar. A costura é universal – praticamente todas as civilizações a praticam e sua história começa antes mesmo de existir a tecelagem. Costurar já era algo praticado no período paleolítica. Há relatos que as primeiras agulhas encontradas eram feitas de ossos. Provavelmente, peles de animais eram costuradas para servir como vestimenta e proteção. A tecelagem foi criada há somente mais ou menos 5.000 anos, muito depois do surgimento da arte de costurar.

Somente na revolução industrial é que a costura ganhou produção em massa; antes disso, a arte era feita somente por especialistas (alfaiates). A linha de costura é aquela utilizada para a fabricação de roupas ou para o reparo delas. Esse tipo de linha costuma estar disponível em diferentes cores e materiais e formada por fibras entrelaçadas. Ainda dentro desse conceito, tem-se outros tipos de linhas como a linha de tricô, linha de crochê, etc.

As máquinas de costura são classificadas pelos tipos de ponto que executam e pela forma de introduzir o material a ser costurado. Há máquinas de costura de base plana, máquinas de costura de base cilíndrica (que permitem a costura de peças tubulares) e máquinas de base vertical (que permitem a costura de peças convexas). As máquinas também são class…