Pular para o conteúdo

Revista AdNormas – A conformidade dos tubos de cobre sem costura para condução de fluidos

  • por

Da Redação – 

Os tubos de cobre são comumente usados na indústria da construção para linhas de abastecimento de água e linhas de refrigerante em sistemas de heating, ventilation and air conditioning (HVAC). Eles podem ser fabricados com cobre mole ou rígido e oferecem excelente resistência à corrosão e conexões confiáveis. Os três tipos mais comuns de tubo de cobre usados são: tubo de cobre leve (classe E); tubo de cobre médio (classe A); e tubo de cobre pesado (classe I).

O diâmetro externo real (OD) do tipo de cobre rígido é sempre 1/8 polegada maior do que o tamanho nominal, ou como o tubo é chamado. Por exemplo, um tubo de cobre de “1/2 polegada” tem um diâmetro externo de 5/8 de polegada.

O diâmetro interno (DI) do tubo de cobre é determinado pela espessura da parede do tubo, que varia de acordo com o tipo de tubo. A pressão do fluido interna ou externa pode determinar o tipo de tubulação de cobre especificada para qualquer aplicação, a instalação, as condições de serviço e os requisitos do código de construção local.

Alguns tubos de cobre têm a parede mais espessa de todos os tipos comuns, sendo usado p…