Blog, Costura

Quarteira recebe formação na área da costura

Sociedade

Foto|D.R  

No passado dia 29 de outubro, teve início uma ação de formação modular certificada na área da costura (Exercícios em Tecido e Iniciação à Confeção de Peças), com a duração total de 50 horas, promovida pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.


A ação foi dirigida a 15 cidadãs que se encontram em situação de desemprego e de exclusão social, residentes nos bairros sociais da Amendoeira e da Abelheira, em Quarteira.


 


Segundo regista a Junta de Freguesia de Quarteira em comunicado, o objetivo desta formação consiste em promover e potenciar, através da educação e da formação, a empregabilidade destas cidadãs que pretendem integrar-se profissionalmente na área dos serviços de costura, necessitando, para isso, de adquirir mais competências.


 


Esta iniciativa garante que, através da formação, as participantes possam melhorar a sua situação laboral. Segundo Telmo Pinto, presidente da junta de Quarteira, «o nosso objetivo é promover a igualdade de direitos a toda a população e esta formação é mais um exemplo disso».


 


Refira-se que, esta iniciativa surge no âmbito do projeto Akredita + E7G, que resulta de um trabalho de estreita articulação entre as comunidades dos bairros da Abelheira e da Amendoeira, a Associação Akredita em Ti, o Centro Qualifica da ASMAL -Associação de Saúde Mental do Algarve, a Junta de Freguesia de Quarteira, o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Câmara Municipal de Loulé e o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres.


 


O projeto Akredita+, gerido pela Associação Akredita em Ti e promovida pela Junta de Freguesia de Quarteira, tem como objetivos promover o direito à educação, proteção e capacitação psicossocial de crianças, jovens e familiares expostos a situações de vulnerabilidade. Fomenta o sucesso escolar, o aumento das qualificações, a corresponsabilização dos familiares no processo educativo, a ocupação saudável dos tempos livres, o desenvolvimento de variadas competências e a participação ativa na cidadania.


 


Este projeto tem como parceiros a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Loulé, o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. – Direção Regional do Algarve, o G.A.TO. – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes e o Centro Qualifica da ASMAL -Associação de Saúde Mental do Algarve.