Blog, Costura

Protagonismo feminino na música e Economia criativa são foco do Coletivo Lugar Delas

Produzir entre mulheres, criar ambiências seguras e potencializadoras e reduzir a desigualdade de gêneros no meio artístico e cultural. É para este movimento e para esta criação de oportunidades que o Coletivo Lugar Delas une arte e empreendedorismo, realizando eventos online e gratuitos que abrem espaço de debate, conversas e inspiração. O coletivo criado por artistas e fomentadoras culturais do interior de São Paulo, realiza neste mês o “Lugar Delas Empreender”, evento que discute o mercado criativo para mulheres, e a “Mostra Lugar Delas”, em que uma diversidade de sons e mensagens é apresentada em palco virtual.

A Economia Criativa como parte da cultura e uma oportunidade para mulheres encontrarem um espaço de acolhimento dentro do mercado é o tema de destaque do Lugar Delas Empreender. Rodas de conversas com empreendedoras são realizadas para que cada mulher compartilhe suas histórias, maneiras de sustento e o impacto do empreendedorismo em sua vida. O projeto traz, entre elas, mulheres artistas, que também precisaram se reinventar e encontrar diferentes maneiras de empreender sua arte durante a pandemia.

Na Mostra Lugar Delas, o protagonismo feminino acontece nos palcos virtuais. O evento traz grupos, cantoras, compositoras, produtoras e técnicas da indústria musical de diversas cidades que demonstram a mulher plural também em sua arte e em sua voz. O objetivo é promover e proporcionar experiências e encontros que não apenas inspirem outras mulheres, como mostrem como é possível ocupar cada vez mais este lugar delas no cenário artístico e cultural.

 “A Mostra online chega como mais uma forma de extensão de realizar esse desejo, de continuar abrindo caminhos, a fim de movimentar energias, economia, cultura e artistas, em mais um evento que temos o carinho de chamar de nosso”, afirma Camila Grun, uma das realizadoras da Mostra.

LINE-UP Empoderado

A Mostra Lugar Delas terá apresentação da poeta Clarice Sabino, que costura com sua arte toda a programação musical do evento, repleto não só de protagonismo feminino, mas também de diversidade em estilos musicais. Estão na programação a banda Echo Upstairs, a cantora Mira de Jacareí, Nazzzul, Alra Alves e Elizabeth Mennezes.

Uma conversa com as artistas que compõem a Mostra também acontece para incentivar e fortalecer a presença da mulher compositora na cena musical autoral. A proposta é contribuir com diálogos para discutir sobre como foram e como estão os “Processos criativos em meio a pandemia”, considerando o ano de 2020 e o instante presente. Um momento de trocas e “calor humano à distância”, que acontecerá para abrir os trabalhos do projeto. Esse bate papo será divulgado nas redes sociais do coletivo Lugar Delas no dia 25 de março.

O projeto “Mostra Lugar Delas Online” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Mais informações em @lugardelasfestival

SERVIÇO | Mostra Lugar Delas:

Quando?
27 de março, sábado, a partir das 16h

Onde?
Canal do Youtube do Coletivo Lugar Delas | https://tinyurl.com/LugarDelas

Produção: Coletivo Lugar Delas
Transmissão ao vivo: DaRua4 Filmes

Apoio: Casa Proarquia