Perfil no Instagram compara criações de moda com elementos da natureza

  • por

As inspirações para coleções de moda são variadas. No processo criativo, é sabido que estilistas costumam usar referências de elementos da natureza (propositalmente ou não). O perfil Fashion Biologique é ideal para quem ama moda e também curte biologia. A página compara roupas de passarelas de diversas marcas com características da flora e da fauna.

Vem comigo!

“Meu pai pegou minha Vogue, então, li a enciclopédia”. É assim que a criadora descreve a iniciativa. A explicação faz muito sentido, já que os posts contêm verdadeiras aulas de biologia. Além das imagens que falam por si, ela faz legendas com explicações científicas, cheias de detalhes interessantes.

Segundo o FFW, a página é controlada por Jill Sherman, que diz ver instantaneamente as relações de looks com a natureza. “Enquanto algumas são provavelmente apenas belas coincidências, é divertido pensar que a natureza desempenhou um papel. Há tanta inspiração no mundo natural que a maioria das pessoas simplesmente não está ciente. E a moda é um daqueles lugares em que você costuma ver a biologia e a arte se fundirem em perfeita harmonia”, afirmou ao portal.

 

 

 

Insetos, répteis, peixes, aves, flores, folhas e até fungos estão entre as comparações feitas pelo perfil. “A maior parte do meu trabalho é feita on-line, mas tenho alguns livros que uso como referência”, explicou Sherman, que trabalha atualmente com publicidade e propaganda, ao FFW.

Na página do Instagram, a correlação entre os visuais e os motivos oriundos do meio ambiente são apontados por meio de montagens. As fotos mostram semelhanças de cores, formas e até texturas. Um vestido amarelo by Carolina Herrera, por exemplo, surge ao lado da espécie Dutch Master Daffodil, conhecida por flores vibrantes e grandes trombetas.

Outra postagem demonstra que um outfit da Balmain, de primavera/verão 2020, com nuances de azul e laranja, tem tudo a ver com pássaro do tipo Redstart. “O bico largo e achatado é perfeitamente adequado para a captura de insetos em voo”, esclareceu publicação do Fashion Biologique.

Já pensou que uma composição black and white da Kenzo pode ter aspectos em comum com um besouro? E se um visual de alta-costura da Schiaparelli for inspirado em um cogumelo ameaçado de extinção? Ou seria apenas uma sincronia nada proposital? O Hygrocybe lanecovensis tem as mesmas tonalidades de vestido volumoso e extravagante apresentado no desfile de primavera/verão 2019 da grife francesa.

 

 

 

 

“Eu me perco na minha cabeça só de pensar na beleza de tudo isso. Há tanta inspiração no mundo natural que a maioria das pessoas simplesmente não está ciente. A moda é um daqueles lugares em que você costuma ver biologia e arte se fundirem em perfeita harmonia”, disse a idealizadora do Fashion Biologique ao Dazed.

Entre as labels presentes na página, estão ainda Alexander McQueen, Iris van Herpen, Dries Van Noten, Jean Paul Gaultier, Mary Katrantzou, Moschino e Givenchy. Os seres vivos expostos como similares às peças são oriundos de diferentes biomas e continentes. Vale conferir!

 

Colaborou Rebeca Ligabue