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Os no desfiles: glamour da passarela substitudo por vdeos exibidos virtualmente – Feminino & Masculino

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Viktor & Rolf (foto: Viktor & Rolf/Divulgao)

Desfile virtual no se resume a simplesmente transmitir o vaivm da passarela pela internet. Nomes que participaram das semanas de moda internacionais do pistas de que os novos formatos envolvem muito mais criatividade, sair da zona de conforto, surpreender o pblico, gerar imagens de fato impactantes no vdeo. Os destaques que selecionamos vm de Paris e Milo. A moda, pelo menos enquanto durar a pandemia, promete ser um laboratrio de experimentaes.

 

Pode-se dizer que o no desfile da Maison Margiela est mais para um filme. O vdeo de 50 minutos mostra todo o processo criativo de desenvolvimento da coleo Artesanal, sem nenhum glamour. O fotografo britanico? Nick Knight acompanhou dois meses da rotina da equipe, com reunies por videochamada, pesquisas no Google, trocas de e-mail, prova de roupa e produo em si atravs de cmeras de segurana, drones, cmeras trmicas e raio-X. A sensao, para o espectador, de espionar os bastidores e descobrir os segredos de uma maison de alta-costura.

 

No centro da narrativa, est o diretor criativo John Galliano, que detecta, em tempos de incerteza, um desejo por transparncia. A vontade dele se cumpre no apenas em abrir as portas do ateli, em se mostrar para o pblico, mas tambm nas roupas, todas reveladas por uma camada transparente. O enredo do filme se desenvolve em torno da busca do estilista por um drapeado “molhado”, leve, transparente, que se agarra ao corpo. A inspirao que ele transmite para a equipe vem de esttuas de mrmore, bal, movimentos da dana apache. No fim, os modelos fazem performances diante da cmera.

 

Gucci(foto: Gucci/divulga
Gucci (foto: Gucci/divulgao)

No por acaso, a coleo da italiana Gucci recebeu o nome de Eplogo. O diretor criativo Alessandro Michele explica que esta uma palavra “apropriada para o fim de um sistema – estamos procurando maneiras diferentes de fazer as coisas”. A vontade de mudar vem de antes do coronavrus e ganhou fora com a pandemia. No que chamou de experimento, exibido na semana de moda digital de Milo, a prpria equipe de designers apresenta as roupas.

 

O vdeo reproduz uma tela de computador, em que as imagens dos looks aparecem em janelas diferentes. As fotos tm cara da ficha tcnica que guia a equipe de um desfile ou ensaio fotogrfico: mostram a produo completa e em detalhe, o nome da pessoa que vai usar aquela roupa (aqui com o acrscimo do cargo para o pblico saber quem ) e post-its que destacam alguma informao importante, como “sem batom”, “unhas vermelhas” e “mostrar colar”. Ao fundo, imagens do backstage e closes na beleza arquitetnica do Palazzo Sacchetti, em Roma.

 

Com 76 looks, a coleo toma forma em silhuetas inspiradas nos anos 1970, perodo que Alessandro considera “a verdadeira semente da mudana”. Vemos muitas cores vibrantes, o monograma da marca em vrias verses e estampas botnicas do estilista norte-americano Ken Scott, que ficou conhecido como “jardineiro da moda”. Para mostrar que as roupas no devem ser datadas, o diretor criativo resgatou clssicos, entre eles blusa com lao, cardig longo e jeans com camiseta para dentro.

 

Vdeo artstico

 

A italiana Valentino foi para um lado mais artstico. Apresentou um vdeo com uma atmosfera circense e dramtica, gravado nos estdios Cinecitta, em Roma, que se dividiu em duas partes. A primeira mostra as roupas em movimento, ganhando cores e estampas atravs de imagens projetadas digitalmente em parceria com Nick Knight (o mesmo do vdeo da Maison Margiela). O diretor criativo Pierpaolo Piccioli diz que usou este recurso diante da impossibilidade de criar estampas e bordados luxuosos, j que cada pea de alta-costura normalmente trabalhada por seis profissionais.

 

Valentino(foto: Valentino/divulga
Valentino (foto: Valentino/divulgao)

 

No segundo momento do vdeo, mais esttico, podemos ver mais de perto a coleo, formada por 15 peas, a maioria vestidos. O fundo preto contrasta com as roupas brancas (alguns detalhes so prateados). As silhuetas so alongadas ao extremo “para acentuar o artesanato em todos os pontos”. Um dos vestidos levou cerca de 2,9 mil horas para ficar pronto. As roupas beiram o surreal no s pelo tamanho, mas tambm pelos volumes de mangas ultrabufantes, camadas e mais camadas, babados que no tm fim, franjas, drapeados, plumas. Tudo em exagero.

 

Outra marca da Semana de Alta Costura de Paris que merece elogios a Viktor & Rolf. A dupla holandesa apostou em um formato que relembra os desfiles do passado, em que o narrador descreve o look. Com a diferena que o ambiente escolhido dentro de um hotel de luxo em Amsterd estava completamente vazio, sem mobilirio ou convidados. A narrao pela voz do cantor Mika ajudou a direcionar o nosso olhar para detalhes que poderiam passar despercebidos na tela.

 

Maison Margiela(foto: Maison Margiela/divulga
Maison Margiela (foto: Maison Margiela/divulgao)

 

No s o vdeo, mas a coleo em si, de nome Mudana, vai ficar para a histria. Isso porque os estilistas holandeses de fato adaptaram as criaes ao momento de pandemia. Com humor e ironia, desenvolveram trs sugestes de armrios, com trs peas cada (camisola, roupo e casaco), dedicados emoes que nos invadem na pandemia. Todos os tecidos usados estavam no estoque.

 

A ansiedade representada por um clima sombrio, peas em preto e azul escuro e uma estampa com nuvens carregadas de chuva. J a confuso se traduz, por exemplo, em uma camisola assimtrica, que mistura rosa e amarelo e tem estampa de emojis contrrios. Por fim, o amor se apresenta em peas brancas com detalhes (bordados e bolsos) em cor e formato de corao. Destaque para os casacos, que reforam a ideia de distanciamento social com volumes exagerados e elementos que impedem um contato mais prximo, como cones, tubos e coraes brilhantes, dando uma sensao de segurana frente ao vrus.