Blog, Costura

O desafio de fazer o Frederico em Luz em plena pandemia

Com uma sucessão de eventos cancelados ao longo deste ano, marcado pela pandemia, e a necessidade de evitar aglomerações, a realização do Frederico em Luz foi uma dúvida até poucas semanas atrás, quando foi confirmado oficialmente pela administração municipal, responsável pela realização do evento. O anúncio de que a atração natalina aconteceria foi aprovada pelos comerciantes e comunidade de Frederico Westphalen, que já aguardavam a decoração e os eventos alusivos que costumam atrair milhares de visitantes das cidades próximas e também de outras regiões. 

Neste ano, não haverá shows, desfiles, apresentações artísticas e culturais para que não haja aglomerações, mas em breve, o famoso cenário que atrai visitantes de outras regiões será montado em todo o Largo Vitalino Cerutti e entornos da praça da matriz de Frederico Westphalen.

Mesmo com o reaproveitamento de parte dos itens decorativos armazenados da decoração do Natal de 2019, boa parte dos adornos precisará ser produzida ou então passar por uma reforma, exigindo o trabalho artesanal de dezenas de voluntários.

Com o planejamento estabelecido ainda no início do ano, parte das atividades foram distribuídas ao longo dos meses, pois se em tempos normais conseguir mão de obra para os preparativos já exigia um esforço de mobilização, em tempos de pandemia, agora, com pessoas pertencentes ao grupo de risco impossibilitadas de colaborar, a ajuda de quem se dispôs a trabalhar é ainda mais valiosa para conseguir deixar tudo pronto até o fim deste mês.

De acordo com a coordenadora-geral do Frederico em Luz, a primeira-dama Sirlei Panosso, o trabalho dos voluntários iniciou ainda no mês de março, e os enfeites devem ser colocados ainda nesta semana.

– Esse ano será diferente, não terá evento, mas terá a decoração. Alguns enfeites já estão no trevo principal de acesso à cidade. Nossa intenção é que o público possa vivenciar a magia do Natal, tomando todos os cuidados necessários – explica Sirlei.

Voluntariado que inspira

Toda a decoração natalina é feita com objetos recicláveis, como garrafas PETs, CDs e outros materiais, que para ganhar as feições natalina dependem do trabalho de muitos voluntários, realizado nos pavilhões do parque de exposições de FW. Mesmo em tempos de pandemia, com todos os cuidados necessários, este time semanalmente dedica tempo para dar sua contribuição para que a cidade seja envolvida pela magia do Natal por meio da decoração que toma conta das ruas, explica Rosane Loose, que faz parte da coordenação do evento. “Mesmo que em moldes diferentes, em função do momento em que vivemos, não deixaremos de lado o encantamento do Natal. É um trabalho feito por várias pessoas, que agregam muito ao Frederico em Luz”, ressalta.

Voluntária desde a primeira edição do evento, a frederiquense Nelci Felin Barbosa trabalha no setor de costura e fala com orgulho do trabalho que desenvolve.

– Aprendemos muito aqui, e é um trabalho que me faz muito bem. Eu auxilio na parte da costura, mas se precisar ajudar em outro setor, ajudo também. É muita emoção ver tudo pronto depois e saber que as pessoas vêm de outras cidades para admirar o que fizemos. Tenho muito orgulho em dizer que faço parte deste projeto – comenta Nelci.

 

Doações

Mesmo com a produção já em andamento e na sua reta final, a comissão organizadora do evento ainda está aceitando doações de materiais descartáveis – CDs, DVDs e garrafas PETs.

Os materiais podem ser levados até o parque de exposições. Caso não haja possibilidade de levar, os doadores podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação e Imprensa, pelo telefone 3744-5050, que organizará a busca desses materiais.

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores.
Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.