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Multiseg amplia mercado de atuação

Revendedora de EPIs, sediada em Juiz de Fora, se consolida no mercado de uniformes | Crédito: Divulgação

Foi a partir de um convite para ser representante de uma loja de equipamentos de proteção individual (EPI) em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, que o empresário Silvio Henrique Ferreira descobriu uma oportunidade de negócio. Natural de São Paulo, Ferreira morava em Belo Horizonte e foi convidado a ir para Juiz de Fora para representar a empresa. O ano era 1999 e o então representante comercial resolveu investir no próprio negócio. Nascia a Multiseg, inicialmente dedicada à revenda de EPIs mas que, três anos depois, passou a atuar também no segmento de uniformes profissionais.

“Comecei a perceber alguns problemas nos uniformes que eu revendia e decidi investir na minha própria confecção”, relembra o empresário. No início, a pequena confecção funcionava em uma loja de aproximadamente 200 metros quadrados e produzia, basicamente, calças e jalecos. Ferreira contava com o apoio da esposa, Izabel Cristina Ferreira, na gestão do negócio, além de oito empregados dedicados à produção e às vendas.

Com o passar do tempo, a empresa foi expandindo e passou a oferecer uniformes mais elaborados. O empresário investiu em maquinário para bordado e estamparia e buscou parcerias para aprimorar seus produtos e a gestão do negócio. Por conta da qualidade, a Multiseg foi homologada pela Cedro Têxtil e conseguiu alavancar os negócios.

O crescimento da empresa fez com que Ferreira sentisse a necessidade de procurar o Sebrae. “Quando começamos a perceber a expansão do negócio, vimos que tínhamos que nos preparar para sustentar o crescimento. O Sebrae nos deu um forte amparo nessa busca por aprimorar a gestão e os produtos”, diz Ferreira.

O empresário fez treinamentos nas áreas de gestão de qualidade e participou de cursos e consultorias de finanças, marketing e relacionamento com clientes e colaboradores. As capacitações ajudaram a Multiseg a evoluir na gestão financeira, em novas técnicas de produção, tecnologias e tendências de mercado. “Passamos a ter um olhar mais focado na gestão do negócio, e não apenas no operacional, o que nos fez alavancar nossos números e resultados”, destaca.

A partir de 2010, Ferreira passou a contar com o apoio da filha, Natália Ferreira, administradora que se graduou em moda para trazer novos conhecimentos e agregar ao negócio da família. A empresária participou de uma missão empresarial à China, promovida pelo Sebrae, na qual teve a oportunidade de aprender com as confecções chinesas. “Trouxemos o conceito de organização que eles têm para a nossa empresa e hoje temos mais controle sobre os nossos processos e a nossa produção”, lembra.

Atualmente, a Multiseg está participando de um projeto do Sebrae voltado para confecções e do programa Sebraetec, na área de controle e melhorias de processos. “Estamos implantando o lean manufacturing na empresa, conceito voltado para a redução de desperdício de tempo e de processos, visando tornar a nossa produção mais eficiente. Tem sido muito significativo”, ressalta Ferreira.

Crescimento expressivo – Hoje, a Multiseg conta com três lojas interligadas, em uma área total de 600 metros quadrados, e uma carteira com cerca de 7 mil clientes, nos municípios da Zona da Mata e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além do estado do Rio de Janeiro.

A empresa de pequeno porte emprega 23 funcionários, conta com 30 máquinas de corte e costura e capacidade produtiva de 10 a 12 mil peças por mês, entre uniformes e rouparia hospitalar. “Os equipamentos de EPI, que deram origem à empresa, respondem por apenas 5% das nossas vendas. Nosso carro chefe hoje são os uniformes, que representam 95% do faturamento”, revela o empresário.

Mesmo com uma queda nas vendas durante a pandemia, a empresa conseguiu manter seu quadro de colaboradores. Para o futuro, Ferreira segue otimista. “Queremos focar em nosso fortalecimento interno, para que a empresa se torne cada vez mais produtiva, com funcionários felizes e satisfeitos e oferecendo um atendimento sempre melhor aos nossos clientes”, destaca. (ASN)