Blog

Multinacionais revelam por que investem em Santa Catarina | Estela Benetti

Uma das estratégias adotadas pelo programa Invest SC para divulgar o potencial catarinense para atrair empresas estrangeiras é a divulgação de vídeos de executivos de grupos multinacionais, nos quais eles falam sobre as razões que levaram à instalação de unidades produtivas no Estado. Três grupos globais gravaram vídeos, a americana GM, a alemã BMW e coreana Hyosung. Entre os diferenciais de SC, eles citaram logística, qualificação de trabalhadores, mercado e incentivos fiscais.

Invest SC divulga competitividade do Estado com apoio empresarial

Os vídeos são divulgados nas redes sociais da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI). O último vídeo foi sobre a Hyosung, multinacional coreana que em Araquari elásticos para a indústria têxtil e vende 60% para o mercado catarinense. O presidente da unidade brasileira, Do Jun Cho e outros executivos destacaram atrativos como incentivos fiscais estaduais, o mercado têxtil do país e a logística.

O diretor-geral da BMW Group em Araquari, Mathias Hofmann, elogiou a estrutura portuária, fácil acesso pela BR-101, trabalhadores com bom nível educacional e apoio do governo do Estado e instituições como a Federação das Indústrias (Fiesc) e Senai.

O diretor da GM, Adriano Barros, chamou a atenção para as oportunidades de desenvolvimento de inovação. Além dos diferenciais citados pelas outras duas multinacionais, a GM, que tem fábrica de motores sustentável em Joinville, destacou o desenvolvimento de uma solução robótica em parceria com o Senai SC, que está sendo implantada em todas as fábricas da montadora no mundo.

Na avalição da secretária de Estado de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, a divulgação dos exemplos de sucesso dessas companhias gera confiança para outros grupos investirem no Estado. A divulgação dos vídeos é realizada no canal da secretaria pelo YouTube, Linkedin, Instagram e Facebook.