Pular para o conteúdo

Mostra Bordados de Caicó é destaque da Festa de Sant’Ana – Blog Ceará Máquinas



Procurando Máquinas de Costura com Qualidade, e Garantia?
Siga-nos no instagram!

Depois de temporadas de grande sucesso e repercussão no Rio de Janeiro e em Natal, a Mostra de Bordados Caicó volta para casa e está aberta à visitação na cidade de Caicó como parte da programação da Festa de Sant’Ana, padroeira do município.

A exposição já está aberta ao público e fica montada na Casa do Artesão do Seridó até o dia 13 de agosto. Um dos destaques são as relíquias que marcam a história do bordado na região, como uma saia bordada há mais de um século, além das peças da coleção “Bonito Pra Chover”.

A exposição é promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e pelo Programa do Artesanato Potiguar (PROART). Conta também com a parceria do Instituto Riachuelo, Cracas, Cobart Caicó, Comart e Casa da Bordadeira de Timbaúba dos Batistas. Baseada na versão original que teve curadoria do designer Renato Imbroisi, a mostra revela a diversidade e a tradição do Bordado de Caicó, conhecido no Brasil e no mundo por sua beleza, regionalidade, qualidade e acabamento.

A exposição é resultado de criações desenvolvidas em oficinas dirigidas pelo curador junto com a designer e ilustradora Lui Lo Pumo, que auxiliaram as bordadeiras na confecção de novas peças temáticas. Os temas representam o universo cultural e ambiental da caatinga, com novos riscos, inspirados na canção “O Rabo do Jumento”, do cantor e compositor Elino Julião, nascido em Timbaúba dos Batistas.

A mostra foi aclamada já na estreia no Rio de Janeiro, onde ficou montada por meses, ainda em 2021, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). Em meio deste ano, a mostra desembarcou na capital potiguar e ficou por quase um mês aberta à visitação pública, no Centro de Referência do Artesanato do Rio Grande do Norte (Crarn), que fica instalado na Cidade da Criança, em Natal.

Agora, a exposição retorna para a região de origem para apreciação do povo seridoense, ficando aberta das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h durante a semana, aos sábados o horário é reduzido até às 11h30. Durante o período da Festa de Sant’Ana, o horário de visitação será especial conforme programação do evento, que só termina no dia 31 deste mês.

A exposição integra as ações do Sebrae para valorizar o artesanato do estado, em especial da região Seridó, que detém o selo de Indicação Geográfica (IG) de Procedência, concedido em 2020 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No ano passado, a instituição realizou ações de capacitação para as artesãs, por meio do projeto em parceria com o Instituto Riachuelo para formação e aperfeiçoamento nos pontos do Bordado de Caicó e aulas de risco.

Características dos bordados

O bordado de Caicó se caracteriza por ser produzido em máquinas de costura de pedal. Para manter seu trabalho dentro das especificações do chamado Bordado de Caicó, as artesãs só podem utilizar 12 pontos: ponto cheio, richelieu, matiz, costurado, rococó à mão, rococó à máquina, aberto ou bainha, turco, rústico, quebra-agulha/espinho, crivo e granito.

É definido geograficamente por ser praticado em 12 cidades da região do Seridó do Rio Grande do Norte: Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ipueira, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu e Ouro Branco.

Sant’Ana: festa pelo reencontro é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

“É tempo de reencontro”. Com esse sentimento, após dois anos sem realização presencial, foi aberta no último sábado 16 a 214ª edição da Festa de Sant’Ana, no município de Currais Novos. Milhares de potiguares e devotos de diversas gerações se reuniram na procissão de abertura da festa, reconhecida este ano pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.

A medida foi oficializada com publicação da Lei nº 11.198 no Diário Oficial do Estado (DOE). O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa em junho e o Projeto de Lei é de autoria do deputado Ubaldo Fernandes.

A santa padroeira da região, que além de Caicó também engloba os municípios de Currais Novos e Santana do Seridó, é a responsável por unir famílias e amigos, grupos e devotos de diferentes gerações.

Fonte agorarn.com.br

Todos os direitos reservados a seus autores

Conteúdo indexado da Internet de postagem pública

Caso deseje a remoção, envie este link e a prova de autoria para nosso email para exclusão.

Falar com Atendente
Fale Conosco
Oi!

Estamos aqui para lhe atender.

Vi que você quer saber sobre
Mostra Bordados de Caicó é destaque da Festa de Sant’Ana – Blog Ceará Máquinas.

Como podemos ajudar?