Blog, Costura

Moda na veia – Feminino & Masculino

(foto: divulgao)

Fortemente inspirado por uma esttica glamourosa e pelo rigor dos atelis, o mineiro Virglio Andrade, que graduado em design de moda pela Fumec, decidiu fazer carreira em So Paulo, logo depois de formado, em 2010. Encontrou abrigo na marca Samuel Cirnansck, na qual aprendeu os segredos da haute couture.

 

Enquanto se dividia prestando servios para marcas desejadas pela elite paulistana e, ao mesmo tempo, para as empresas do Bairro Bom Retiro, lanou label prpria, a Virglio Couture, em que mixava o universo da alta-costura e cdigos da moda festa com elementos do streetwear. O estilo, nomeado por ele de “street-festa”, marcou presena nos desfiles da Casa dos Criadores, evento voltado para as pequenas marcas e estilistas autorais, do qual participou algumas temporadas, em So Paulo.

 

De volta a Belo Horizonte, cinco anos depois, para atuar como estilista free-lancer no mercado mineiro, continuou com o projeto paralelo e levou a Virglio Couture para participar do estande coletivo do Ready to Go, no salo de negcios do Minas Trend. Logo na primeira edio, ficou com o segundo lugar no concurso, com direito, inclusive, de mostrar, na sequncia, seu trabalho em estande prprio e na passarela do evento.

 

No decorrer da histria, Virglio foi fisgado por novas ideias, adotando o slow fashion, o desenvolvimento sob medida e princpios da sustentabilidade, como o up cycling, o aproveitamento de refugos txteis, estamparia artesanal, em colees pequenas com peas nicas e atemporais. 

 

A marca foi rebatizada como Virglio. Uma nova cpsula foi lanada, recentemente, com uma campanha que teve como locao o Centro da cidade, mesclando prdios antigos e novos e detalhes das placas, faixas de pedestres, sinalizaes e ngulos inspirados na ferramenta street view do Google Maps.

 

Virglio Andrade faz parte da nova gerao de fashion designers belo-horizontinos que so apaixonados pela profisso. Movido pela pesquisa de moda e por mais conhecimentos, comear, em abril, uma ps-graduao em design de produtos de moda no Senai Cetiqt do Rio de Janeiro.

 

Voc vem do interior. Como chegou moda?

Vim do interior, de Patos de Minas, para fazer o segundo grau e faculdade em Belo Horizonte. Minha famlia de classe mdia, tinha pais professores, mas sempre tivemos todo o suporte dos meus avs e tios. Terminando os estudos, eu queria fazer artes cnicas, mas dentro das artes cnicas descobri o figurino e a performance. Experimentei a performance, utilizando como suporte das minhas criaes meu prprio corpo, participei de exposies em galerias, e foi a partir da que vi que minha essncia era na moda, na construo de roupas e na criao de imagens.

No incio, voc flertava com uma moda mais couture, glamourosa, mas com uma pegada vanguardista. De onde veio essa veia?

Eu me formei em 2010 aqui em Belo Horizonte e fui morar em So Paulo, onde tive a oportunidade de trabalhar em um ateli de alta-costura. L aprendi todos os processos do desenvolvimento sob medida, desde tirar as medidas, passando por construo em moulage, at provas de roupa. Aprendi tambm detalhes de costura, acabamento, bordados e a manusear tecidos de seda e rendas francesas. Em 2012, criei minha marca, a Virglio Couture, em que uni o universo da alta-costura e cdigos da moda festa com elementos do streetwear, criando assim a moda que nomeei de street-festa.

Trabalhou para outras empresas na capital paulista?

Trabalhei tanto para Samuel Cirnansck, da rea de alta-costura, quanto para marcas que produzem o fast fashion brasileiro, no Bom Retiro. Voltei para Belo Horizonte, no final de 2015, com propostas para trabalhar como free-lancer. Aqui, passei pela Victor Dzenk, M.Rodarte, Village Condotti, entre outras. Agora estou na Strass.

Como levou a Virglio Couture para desfilar na Casa dos Criadores, em So Paulo?

Participei de uma seletiva e consegui entrar para o line up oficial da Casa de Criadores, evento nacional que existe em So Paulo at hoje e dedicado moda autoral e, como o nome diz, a novos criadores. Desfilei l durante quatro temporadas. Senti, depois desse tempo, a necessidade de viabilizar o produto, deixando-o com um vis mais comercial, sem perder a essncia e seu DNA. Foi assim que entrei para o Minas Trend por meio do projeto Ready to Go, que tinha a curadoria da Tereza Santos. Consegui ficar em segundo lugar no concurso, ganhando mais visibilidade com os buyers e lojistas.

Na sequncia, voc chegou a ter estande prprio no Minas Trend. Qual foi a 

importncia do concurso na sua carreira?

Para se ter ideia, com o resultado do Ready to Go, a marca conseguiu entrar em mais de 20 pontos de venda, sempre em lojas com mix de produtos premium e voltados para moda festa. A visibilidade foi muito importante para meu crescimento como profissional tambm. Fazer roupas e sentir as pessoas tendo desejo pelo que voc cria algo que me motiva e me d combustvel para sempre pesquisar e entregar um produto inovador e belo.

A Virglio Couture participou, inclusive, de um desfile solo no Minas Trend com uma bela apresentao, mas o resultado comercial foi aqum. Depois disso, o que mudou na sua marca?

Com a coleo Tropical Punk senti uma maturidade como profissional para desenvolver uma coleo, pensar no mix de produtos e nessa imagem de criao de desejo. Fiquei muito feliz com o resultado final, que foi construdo em cima de muito trabalho coletivo e parcerias. Porm, senti que o lojista talvez no tenha entendido muito a proposta. Foi, ento, que percebi que no precisava ficar preso a um calendrio, que atende basicamente s marcas grandes e que tm um poder de capital muito grande. Minha moda, agora, autoral e pequena, mas grandiosa em inovao. Com a pandemia, at as grandes marcas internacionais esto se libertando desses modelos, e cada uma est redescobrindo o melhor formato para seu pblico.

E como est indo este trabalho autoral?

Ele est todo focado no meu ateli-casa, onde desenvolvo modelagens novas. Fao tambm muito reaproveitamento de modelagens, pois um dinheiro que fica parado e precisa ser usado, no pode ter uma vida til para vestir uma pessoa ou s para uma coleo. Depois disso, eu mesmo corto, arremato, passo, embalo e entrego para as clientes. S a costura fica a cargo da querida Tonha, que tem muita pacincia e carinho para costurar peas com um grau de dificuldade alto e com vrios detalhes. A costura da minha roupa precisa ser feita por quem ama costurar, pois uma roupa complexa.

Voc tem usado muito a reciclagem, no ?

A reciclagem faz parte da minha preocupao desde os tempos de faculdade, me encanta muito o refugo txtil e as possibilidades que ele nos d de inovar, de construir peas nicas e com memria. Neste momento em que no tenho a necessidade de fazer um modelo em srie, voltei o olhar para meu estoque de tecido. Estou utilizando-o para desenvolver uma coleo cpsula com peas nicas mescladas com as que so produzidas por demanda. Mas, no final, at essas tm sua individualidade, uma nunca sai igual outra, devido a detalhes como, por exemplo, pequenos bordados e acabamentos manuais exclusivos.

Quem a mulher que veste sua roupa?

Acredito que seja uma mulher que no vtima da moda e que se alia a ela para construir seu guarda-roupa de acordo com sua identidade. Mas meus desenvolvimentos vo alm do gnero, so desenvolvidos para todos.

O que h de novidades na atual coleo? 

A coleo cpsula 01-2021 ser a primeira que farei este ano e ter 15 modelos com peas exclusivas, pois, como j expliquei, alguns dos tecidos no esto mais venda. Ela contm tambm as peas criadas sob demanda. No mix de produtos, temos vestidos fluidos unidos a uma camisaria estruturada oversize na tricoline, com estampas exclusivas desenvolvidas por mim atravs de colagem manual e, depois, retrabalhadas di- gitalmente. Usei tambm a serigrafia, que um processo mais manual, aliada estamparia digital. Utilizei uma tinta no silk que d um aspecto de emborrachado e com textura. As peas so em tamanho nico e podem ser ajustadas a cada corpo e gnero. Alguns detalhes manuais, como bordados de linha e aplicaes, do o toque final, trazendo especificidade e particularidade.

Como foi a campanha de lanamento?

A locao escolhida foi o Centro de BH, tendo os prdios antigos aliados aos novos e essa esttica de metrpole mexendo com o imaginrio coletivo e com o sonho que temos de, um dia, podermos ocupar esse espao e as ruas novamente. Detalhes das placas, faixa de pedestres e sinalizaes entraram no enquadramento das fotos, feitas pelo fotgrafo Henrique Gualtieri e o ngulo foi inspirado na ferramenta street view do Google Maps. Quem me ajudou a construir toda a imagem foi o stylist Juliano S, amigo e parceiro de muitas colees. Rodrigo Caetano assina a beleza.

Como comercializa seus produtos dentro da filosofia de slow fashion?

As colees e peas so apresentadas para o consumidor final tanto no Instagram da marca quanto no meu pessoal e de l comeam a brotar os interesses e perguntas. Dou muita ateno para todas as pessoas e de l surgem os pedidos sob medida e por demanda.

E o trabalho como estilista de outras marcas? Como voc concilia isso?

Trabalho como free-lancer para outras marcas. No momento, estou na equipe de estilo da Strass, numa troca muito valiosa e de grandes frutos. A pesquisa feita no meu ateli, em casa. Desenvolvo as apresentaes de pesquisa de tendncias, possibilidades de shapes e estampas, as fichas tcnicas e, a cada semana, chego munido de informaes para apresentar para a CEO e a coordenadora de estilo Ana Paula, que tem uma sensibilidade mpar. Acompanho as provas de roupas e contatos com o comercial fazendo essa ponte, que acho muito importante, para que possamos passar todos os detalhes e argumentos para a equipe de vendas.

Como a pandemia tem influenciado o trabalho de criao nas empresas?

Temos que ter p no cho e uma assertividade muito grande, no o momento para errar. O produto e os anseios mudaram, por isso precisamos pesquisar ainda mais o comportamento do pblico-alvo. Hoje, uma pea casual pode ser levada a comemoraes, dependendo dos acessrios que voc usar. A roupa ficou mais democrtica, atemporal e com um tempo til bem maior.

Quem inspira voc? 

Os estilistas vanguardistas de todas as geraes me inspiram muito, profissionais que no tm medo de combinar estampas, cores e texturas. Para mim, tudo possvel se estiver esteticamente belo para quem v. O cinema, arte, portais de moda, leituras especficas e o cotidiano so as ferramentas que utilizo para me abastecer de ideias e, assim, materializar um produto em que acredito.

Voc acha que, aps a pandemia, a moda festa vai ressurgir poderosa? Ou a casualidade e o conforto vo continuar imperando?

Acredito que o conforto estar acima de tudo, mas o conforto muito relativo e individual, assim como os gostos. Acho que vale tudo, vai depender de pessoa para pessoa e do que ela quer usar. Como pontuei, acredito que a pea precisa ser verstil e para a vida toda, ficou demod pensar que uma roupa ser utilizada s uma vez. At o rico mudou esse pensamento, pois neste momento ningum quer ficar “rasgando dinheiro”.

Para onde a moda caminha neste momento to incerto em que a vida social est restrita?

Caminha para seu autoconhecimento, para a sua verdade, acredito que s quem for verdadeiro com seus instintos e desejos continuar no mercado. A cpia por cpia no funciona mais, porque as pessoas esto cansadas, elas querem autenticidade. O consumidor est cada vez mais exigente e tem nas mos ferramentas por meio das quais se alimenta de muita informao.

Voc far parte da primeira diretoria da A.Criem, a nova associao de estilistas mineiros. Como v essa iniciativa?

Sou um dos suplentes do conselho fiscal, estou muito feliz com o convite. Como profissional free-lancer, ficava muito sem um “porto seguro”. Os estilistas tero, agora, uma associao para dividir todos nossos anseios, vivncias, experincias e dvidas.

Na sua opinio, qual a principal vantagem da instituio?

Acredito que uma das vantagens poder ter um suporte como profissionais free-lancers ou CLT. E construir juntos benefcios, como um plano de sade, contratar ferramentas de pesquisas internacionais, e por a vai…

Se no fosse estilista, com que trabalharia?

Alguma profisso que precisasse utilizar as mos e a imaginao. Acredito que seria um bom arteso ou artista plstico. Mas confesso que no me vejo fazendo outra coisa, tenho muito orgulho e sou muito realizado com meus caminhos e profisso.

Quem o incentivou a seguir em frente nos momentos de incerteza?

Minha querida me, que era meu porto seguro e alicerce. Ela foi a principal incentivadora, depois vieram meus tios e padrinhos, irmos dela, que nos deram todo o suporte financeiro, pagaram meus estudos e nos ajudaram nas horas mais difceis.

Quais so seus sonhos como estilista?

Ser reconhecido financeiramente e ter uma vida financeira mais estvel. Tenho o desejo tambm de, um dia, estar ligado a uma marca em que possa me entregar de corpo e alma, trabalhando todos os dias da semana. Mas, paralelo a isso, penso muito em ter uma estrutura maior para eu construir o que realmente acredito.