Seis municípios do Maranhão já receberam as capacitações inerentes das Unidades Móveis do Mais Renda, beneficiando 134 alunos. O Mais Renda é uma oportunidade para o microempreendedor que trabalha na informalidade ampliar sua renda de forma qualificada. O programa é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
Diversos municípios da região Sul, Central e do Médio Mearim receberam as Unidades Móveis, entre eles: Balsas, Bernardo Mearim, Coroatá, Fortaleza dos Nogueiras, Igarapé Grande e Riachão. As aulas foram divididas nos eixos gerencial, humano e prático, e aconteceram em diversos eixos de aprendizagem, como: confeitaria, costura, alimentação e estética, com carga horária de 42 horas.
O Mais Renda contribui para ampliar a renda de vendedores e prestadores de serviços que exercem diversas atividades com pouca estrutura. Um de seus objetivos é qualificar o trabalho, ampliar a renda e, a partir disso, dar mais dignidade para as pessoas. O destino das duas unidades é percorrer 28 municípios maranhenses levando os cursos, com aulas teóricas e práticas, para formar e qualificar microempreendedores maranhenses.
Para o secretário da Sedes, Márcio Honaiser, percorrer todos esses munícipios com as duas unidades móveis do programa é dar a chance aos beneficiários de ressignificar suas vidas e das famílias. “A secretaria cumpre com o seu papel indo a todos esses municípios. Cada turma iniciada e encerrada é uma oportunidade de contribuir diretamente na renda destas famílias. Hoje, nós contamos com disponibilidade de duas carretas que garantem um aprendizado completo”, pontuou.
Novas modalidades
O programa já ofertava as modalidades de alimentação e estética e agora terá as opções de confeitaria e costura.
Para a gestora do programa Mais Renda, Serlene Chaves, a chegada de novas modalidades ampliam ainda mais o leque de oportunidades de qualificação para o público microempreendedor. “ A confeitaria e costura foram as duas modalidades inclusas na nova fase do programa pela grande procura nos municípios. O Mais Renda vem proporcionar a esses alunos uma inclusão sócio produtiva. Os microempreendedores passam a ter acesso a informações do ramo que querem trabalhar, além de conhecimentos sobre linhas de financiamento e estratégias de empreendedorismo”.