Katia Ferreira celebra aniversário distribuindo bolo no Instituto Proeza

  • por

Fundadora do Instituto Proeza, Katia Ferreira comemorou seu aniversário, na última terça-feira (25/8), entregando pães e fatias de bolo em frente à sede da ONG, no Recanto das Emas. A ideia dá prosseguimento à iniciativa Pão Solidário que, desde maio, distribui mil pães todos os dias à comunidade local.

Segundo a filantropa, o projeto não pode parar, sobretudo em razão da crise gerada pela pandemia de coronavírus. “Difícil não se emocionar com o simbolismo de tudo: o pão, o momento, o olhar carinhoso das pessoas”, relembra.

Katia Ferreira

A responsável pelo preparo do doce foi Elenira Sousa, que também faz os pães no Proeza diariamente. Ela usou 60 kg de massa e 10 kg de recheio.

Ao chegar à ação, a aniversariante foi surpreendida com um parabéns coletivo. “Nunca tive um aniversário cercado de tanto amor”, relembra a tocantinense, que considera as centenas de pessoas que recebem os pães na porta do instituto como amigos do peito.

mulheres partindo bolo
Entrega das fatias de bolo

“Nos momentos em que recebemos esses ‘presentes’ é que percebemos o quanto tem sentido a vida que levamos”

Katia Ferreira

Além de saborearem o bolo, os convidados ganharam máscaras de proteção produzidas pelas alunas do curso de costura do Instituto Proeza.

“Às vezes, nós ficamos tão preocupados com o futuro, e nem sabemos que futuro é esse… No entanto, devemos zelar pela vida dos que estão ao nosso redor. E o tempo agora é de olharmos para além da nossa vida”, declara Katia Ferreira.

mulher entrega pães a homem
As doações foram feitas no Recanto das Emas
mulher segura pratos com bolo
Os moradores da região ganharam bolo
katia ferreira
Katia Ferreira, fundadora do Instituto Proeza
duas mulheres com máscara facial e máquina de costura
As alunas do instituto aprenderam a produzir máscaras de tecido
entrega de pães
O Instituto Proeza entrega mil pães todos os dias na região
mulher entregando pedaço de bolo para outra mulher
A festa ocorreu na última terça-feira (25/8)
mulher entregando pedaço de bolo para outra mulher
O Instituto Proeza distribui pães para mais de 150 pessoas
mulher entregando pedaço de bolo para outra mulher
Katia Ferreira celebrou o aniversário ao lado dos moradores do Recanto das Emas
katia ferreira
A aniversariante promoveu uma tarde deliciosa
Inspiração

A empreendedora explica que se inspirou na história filantrópica do empresário Luiz Estevão. Em 1986, ele inaugurou uma fundação com seu nome. Mais tarde, o local foi renomeado de Fundação Comunidade. Entre as medidas de apoio social, havia a distribuição de 10 mil copos de leite de soja para crianças carentes do Distrito Federal e sopas durante a madrugada.

Além disso, o empresário proporcionou 100 bolsas de estudo para alunos em situação de vulnerabilidade da UnB, lançou escolinhas de esportes em comunidades e programas de engajamento para a população das cidades do Entorno.

Sobre a aniversariante
katia ferreira
Katia Ferreira

O trabalho transformador que a tocantinense Katia Ferreira realiza em Brasília é de emocionar. Em 2003, ela conseguiu idealizar um futuro para um grupo de bordadeiras moradoras de São Sebastião, que logo foi crescendo e se tornou uma grife de roupas: a Apoena.

Mais tarde, Katia criou o Instituto Proeza, para ajudar os filhos das bordadeiras no processo educacional. O “gosto de quero mais” acabou resultando na construção da própria escola, situada no Recanto das Emas. A sede do instituto teve suas portas abertas em 2018, com um evento prestigiado pela Unesco e pelo Criança Esperança.

As ações da empreendedora vão além: ajudam mulheres vítimas de violência e, também, chegaram a ter projeção mundial.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.