Blog, Costura

José Manuel Rodrigues visita Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental a 30 de outubro

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira visita na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, pelas 11h30, a AFARAM — Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira.

Esta Instituição Particular de Solidariedade Social presta apoio a pessoas portadoras de formas graves e persistentes de doença mental, tais como a esquizofrenia, a doença bipolar e outras situações de gravidade semelhante.

A AFARAM nasceu no início de 2001, mas só entrou em efetiva atividade em março de 2004. Atualmente dá apoio a 40 pessoas, 30 das quais estão a residir em casas da instituição. Além do projeto residencial, a instituição tem um Fórum Sócio-Ocupacional, de dia, e um projeto agrícola vocacionado para os utentes que gostam de trabalhar a terra, no âmbito da reabilitação psicossocial de pessoas portadoras de doença mental.

Ainda no âmbito da inserção social, a AFARAM desenvolve um programa de “Emprego Protegido”, que através de formações, como o curso de costura, incentivam os utentes a promoveram a venda dos produtos que confecionam.

A visita insere-se no projeto “Parlamento Mais Perto Social”, projeto que tem por objetivo valorizar e dar a conhecer o trabalho das instituições particulares e públicas de solidariedade social.