Blog

Jornal T – Ministro da Economia aplaude Linha da Frente da nossa ITV

A reportagem Linha da Frente, da RTP, mostrou, na noite passada, como a nossa ITV avança na linha da frente da inovação e foi rápida e eficaz a responder aos desafios da pandemia. O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, gostou do que viu e aplaude a dinâmica das empresas.

Foi nas redes sociais que o governante deixou o seu comentário. “Uma bela reportagem que mostra como, no meio de uma enorme crise, a indústria têxtil e de vestuário portuguesa vai consolidando os fatores em que alicerçou a sua competitividade recente: aposta no serviço, na digitalização, sustentabilidade, e no reforço do ecossistema centrado no maior cluster têxtil da Europa”, escreveu Siza Vieira, já esta manhã.

A reportagem, com o título “No Fio da Pandemia”, assinada pela jornalista Paula Martinho da Silva, e com imagem de Pedro Miguel Gomes e edição de Marcelo Sá Carvalho, foi emitida pelo canal público em horário nobre, logo após o Telejornal. Tendo como ponto de partida a revolução que a pandemia trouxe à indústria têxtil e do vestuário, mostrou como as empresas e empresários foram capazes de enfrentar a crise e dar a volta aos desafios que se colocam à escala mundial.

Uma verdadeira revolução que acelerou mudanças que já estavam em curso, como a transição digital ou a sustentabilidade. Uma realidade que a reportagem visitou em empresas como Polopique, Adalberto, Endutex, Crispim Abreu ou Confeções Berna, onde conceitos como inovação, digital, circular, sustentável ou o cálculo matemático entram na linha de produção e no fio da moda.