Internos da Fazenda da Esperança recebem serviços de cidadania em programação especial

  • por

Foto: Divulgação

Um dia de programação especial, com atividades sociais, foi oferecido aos internos da Fazenda da Esperança, localizada no quilômetro 14, da BR-174 (Manaus- Boa Vista).

Cortes de cabelo e manicure, emissão de documentos pessoais e palestras foram os serviços disponibilizados na ação, promovida pela prefeitura de Manaus através da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) em parceria com o Fundo Manaus Solidária.

As atividades aconteceram no espaço destinado aos homens e também no abrigo para mulheres. Os serviços foram acompanhados pela primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que guiada pelo coordenador do espaço, Dom Mário Pasqualotto, conheceu toda a estrutura da fazenda, que trabalha a espiritualidade no tratamento de pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade.

“Aqui é feito um trabalho belíssimo. Dom Mário e o padre Vinicius Gouvêa colocam essas pessoas em lugares onde elas voltam a acreditar que são valiosas, além de oferecer trabalho em marcenaria, na granja, costura em várias frentes em que essas pessoas possam trabalhar e se sentir importantes, úteis para a sociedade. Sou muito grata por esse trabalho. A Fazenda da Esperança faz parte do fomento Fundo Manaus Solidária e fazemos essa visita para criar meios para que ela cresça, pois são braços nossos que precisam ajudar pessoas que realmente necessitam”, destacou a primeira-dama.

Os internos da fazenda puderam fazer a emissão do Cadastro Único (CadÚnico), da carteira de identidade, segunda via de certidão de nascimento e registro tardio, além de corte de cabelo, manicure e esmaltação.

Há seis meses em tratamento na Fazenda da Esperança, João Araújo, 30, aproveitou para cortar o cabelo e ressaltou a importância de ações como esta para quem busca uma reabilitação.

“Nós ficamos isolados do mundo para buscar uma melhora interna e ações como essa nos fazem sentir valorizados, mostra que as autoridades sabem que a gente existe e isso é muito gratificante”, relatou

Idealizador e coordenador da Fazenda da Esperança, Dom Mário Pasqualotto, falou sobre a importância da parceria com a Prefeitura de Manaus para manter o espaço ativo.

“Sempre buscamos trabalhar junto com quem pode nos ajudar, aqui tem muita espiritualidade e boa vontade para salvar vidas, mas às vezes faltam recursos. Nessa hora que contamos com os parceiros e sempre pudemos contar com a Prefeitura de Manaus”, salientou.

Doação solidária

Foto: Divulgação

Após conhecer a área destinada às costureiras da Fazenda da Esperança, a presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, fez a entrega de roupas e kits para grávidas que foram arrecadadas pelo órgão.

“É muito gratificante poder ver o sorriso no rosto dessas pessoas ao receber as doações. Aproveito para agradecer a todos que sempre colaboram com as doações para o Fundo Manaus Solidária, pois além dos materiais arrecadados, quando fazemos a entrega nós trazemos amor e uma mensagem para que essas pessoas saibam o quanto elas são importantes para nós”, finalizou a primeira-dama.

(*) Informações da assessoria