Blog

H&M e IKEA investem nos têxteis sustentáveis

A TreeToTextile, uma empresa detida pelo grupo florestal Stora Enso, pela H&M, pela IKEA e pelo inovador Lars Stigsson, vai construir uma fábrica, na Suécia, para o fabrico de uma nova fibra têxtil mais sustentável, à base de madeira.

Num investimento de 35 milhões de euros, a fábrica terá uma capacidade de produção de 1.500 toneladas. “Ao investir numa fábrica de demonstração, estamos finalmente no caminho certo. Estamos a transformar anos de investigação e desenvolvimento em realidade, para apoiar a ação climática no mercado têxtil”, indica a TreeToTextile.

 

Nova fibra

O novo processo de fabrico desta fibra têxtil foi concebido para requerer pouca energia e ter baixa necessidade química. Além disso, poderá adequar-se à produção em grande escala e inclui um sistema de recuperação para a reutilização de produtos químicos.

O objetivo da TreeToTextile é reduzir a pegada ambiental da indústria têxtil e democratizar o acesso a fibras têxteis sustentáveis. A nova fibra é uma fibra de celulose regenerada, produzida a partir de matérias-primas renováveis e sustentáveis obtidas da floresta. Para além de menos energia e químicos, a nova tecnologia requer também a utilização de menos água.