Blog, Costura

Governo do Maranhão abre quase 5 mil vagas para cursos de qualificação profissional do IEMA – O Maranhense

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abrirá, na próxima segunda-feira (26), inscrições para, aproximadamente, 5 mil vagas de cursos de Qualificação Profissional, que serão ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Os cursos serão oferecidos nas unidades vocacionais, unidades plenas e Centros Educa Mais espalhados pelo Maranhão. 

A inscrição ocorrerá até o dia 28 de outubro, de forma presencial e gratuita, nas unidades plenas e vocacionais do IEMA e Centros Educa Mais. O preenchimento das vagas dos cursos de Qualificação Profissional oferecidas é por ordem de realização da inscrição, onde o candidato deverá informar os dados solicitados na ficha de inscrição presente no edital e apresentar cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Os candidatos inscritos deverão confirmar matrícula nos dias 29 a 30 de outubro de 2020, no mesmo local da inscrição.

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello, a intenção é fazer com que as pessoas que foram atingidas pela pandemia recuperem suas fontes de renda. “Lançamos o edital dos cursos profissionalizantes com duas novidades importantes: a primeira é que estenderemos os cursos para toda Rede Integral, e ofertaremos nas unidades plenas, vocacionais e Educa Mais. A segunda inovação é que entregaremos o kit mais renda ao fim do curso. A ferramenta irá beneficiar os alunos a ingressarem no mercado de trabalho ou gerarem suas próprias rendas”, contou.

Com investimentos de R$ 900 mil, estão sendo oferecidas 4.625 vagas, distribuídas em 183 turmas. A carga horária dos cursos de Qualificação Profissional previstos no edital compreende entre 80 a 140 horas. 

Os cursos oferecidos integram o Plano Emergencial de Empregos (PEE) Celso Furtado e, além da certificação, os alunos receberão, ao fim do curso, um kit para colocar em prática os conhecimentos obtidos, gerando emprego e renda neste momento de dificuldades econômicas que o Brasil vive. 

Cursos

Serão oferecidas qualificações em corte e costura, eletricista predial, instalação e manutenção de ar condicionado, cabeleireiro, operador de caixa de supermercado, jardinagem, estética, mecânica de motocicleta, reparo e manutenção de celular, manicure e pedicure, modelista e design de sandália em couro, confeitaria, construção de embarcações artesanais maranhenses, reciclagem de papel, reaproveitamento de garrafa pet, biojoias, reaproveitamento de madeira, cerâmica, confeiteiro, panificação, entre outros.

Conheça o Plano Emergencial de Empregos (PEE) Celso Furtado

O PEE é um conjunto de investimentos, obras e compras públicas do Governo do Maranhão realizadas entre agosto e dezembro deste ano, para aquecer a economia e gerar empregos. 

As empresas que executam as obras do governo estadual continuam as responsáveis por oferecer os empregos. Com os investimentos e as compras feitas pelo governo estadual, o objetivo é que isso crie mais empregos até o fim do ano.