fbpx

FestFIM inicia inscrições para atividades formativas

Programado para o período de 19 a 23 deste mês em Rio Preto, o FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo inicia, nesta segunda-feira, 3, as inscrições para as suas atividades formativas. E o público poderá ficar por dentro de todas elas em live que será realizada neste domingo, 2, às 18h, no Instagram da Cia. Apocalíptica (@cia.apocaliptica), organizadora do festival online. Durante a transmissão serão conhecidas as datas, os detalhes sobre cada atividade e como se inscrever para participar da programação, que é totalmente gratuita.

Uma diversidade de temas predomina, envolvendo desde um workshop que busca desmistificar desafios da produção de audiovisual longe dos grandes centros urbanos – com o diretor de arte Guilherme Delamura e o videomaker Marcelo Araújo – como um curso sobre o cultivo do hábito da leitura com bebês e as obras voltadas a esse público – ministrado pela psicopedagoga Carolina Manzado, idealizadora do FAL (Festival Ações Literárias). 

Para quem está literalmente no isolamento social, a literatura e a costura podem ajudar a ressignificar esse momento na oficina do grupo Sutilezas Poéticas, que convida os participantes a construírem narrativas pessoais a partir de fios, peças de roupa e histórias. E as histórias também fazem parte da oficina da arte educadora Akila Moreira e do escritor Evandro Luis Moreira, que busca despertar o “contador” que existe em cada pessoa.

Para colocar o corpo em movimento, tem oficina virtual com a dançarina e arte educadora Sandra Miller, e para colocar a mente em movimento, workshop de pintura com o artista plástico Edson Raposeiro e um bate-papo sobre empoderamento feminino organizado pela banda The Monnas.

Completam a programação, um curso sobre a linguagem do videoclipe com o artista visual e produtor juny-k! e leituras comentadas de autores que representam vozes historicamente marginalizadas da literatura com o jornalista e ator Harlen Félix, que integra a equipe do Diário da Região, e o professor e pesquisador André Gomes Ogùnkeyè.

Parte das atividades formativas do FestFIM exige inscrições prévias, pois será feita por meio do aplicativo Zoom; outras poderão ser acessadas diretamente pelas redes sociais da Cia. Apocalíptica (veja quadro).

Na live deste domingo, 2, serão anunciadas algumas atividades extras, que serão realizadas por artistas de fora, mas que têm relação com a cidade de Rio Preto. 

Além das atividades formativas, o FestFIM traz em sua programação estreias de obras concebidas para o ambiente virtual durante esse período de pandemia, além de exibições de vídeos e lives. Mais informações no site: www.ciaapocaliptica.com/festival.

%d blogueiros gostam disto: