Pular para o conteúdo

Escritor de Foz lança livro em que costura ‘verdades imperfeitas’ – H2FOZ


Meon Luciano apresentou a sua escrita durante o Programa Marco Zero – Foto: Carlos Sossa

Aberto ao público, evento de lançamento da publicação neste sábado também terá apresentações de dança e música.

A prática da escrita levou Meon Luciano a sentar nos bancos universitários, e a universidade, a Unila, no caso, agora retribui com a técnica para ele seguir escrevendo. Mas o conteúdo vem da vida, mais precisamente das contradições dela, que ainda hoje separa as pessoas que pouco ou nada possuem das que detêm e acumulam uma grande parcela da riqueza.

Esta visão de mundo, política, engajada e com posição definida, vem da experiência no anarquismo, de umas três décadas atrás, quando um grupo de adolescentes e jovens se movia na região do Jardim Petrópolis pensando, com isso, também mover as estruturas do mundo. E Meon Luciano estava entre eles.

O Marco Zero é um programa conjunto produzido pelo H2FOZ e Rádio Clube FM. Entrevista, opinião, enquete, entretenimento, esporte, cultura e agenda. Todo sábado, das 10h às 12h. Participe do grupo no Whatsapp para receber as novidades. Clique aqui.

Agora, ele lança o seu segundo livro, “Fronteiras, Verdades Imperfeitas”, com contos e crônicas, neste sábado, 13. Alguns deles recontam a sua história; outros são relacionados a acontecimentos de Foz do Iguaçu, a cidade que Meon Luciano ajudou a trilhar até aqui, da qual captura a matéria-prima para a sua literatura, conforme conta no Programa Marco Zero.

Assista à entrevista:

Na entrevista, o escritor relembra sua participação na Ação Cultural Ação Coletiva (ACAC), anarquista, e sua vivência no underground iguaçuense. Das bandas punks que já ouviu, reteve a mensagem daquelas que utilizam letras sociais. Na adolescência, bebeu na fonte da literatura espanhola e estadunidense. Hoje, volta-se às letras de brazucas como Machado de Assis e Lima Barreto.

“O que acaba perpassando no que eu escrevo é a literatura de cunho social, independentemente se é algo engraçado, mistério, assustador ou um poema”, relata Meon Luciano. “O que o leitor vai encontrar sempre é o social, de sempre defender o lado do oprimido”, completa.

“Fronteira”

Seu livro não é segmento, explica. “Tem contos cômicos, de terror e suspense, e alguns que considero claustrofóbicos”, expõe. “Há textos contando a história de Foz do Iguaçu e da minha infância, em que eu registro momentos que aconteceram”, narra o escritor Meon Luciano.

O nome “Fronteira” é por causa dos contos e crônicas. Já as verdades imperfeitas ficam por conta dos múltiplos olhares. “Considero que todas as verdades são imperfeitas, cada um tem a sua. A verdade do outro para você pode ser imperfeita, as verdades que eu tenho talvez sejam imperfeitas”, reflete.

O que é bem costurado no livro é o olhar que enxerga o mundo por suas diferenças que ainda teimam existir. “Vejo pelo lado social, defendo muito a divisão de renda. O anarquismo me ajudou a pensar dessa forma, a sempre achar que o problema maior dos países pobres é a divisão de renda, porque a concentração provou não conseguir criar humanos melhores”, reitera Meon Luciano.

f5e99fcb capa do livro Escritor de Foz lança livro em que costura ‘verdades imperfeitas’ – H2FOZ
Capa do livro e convite para o evento de lançamento da obra – Foto: Reprodução

Evento cultural

Durante a sessão de lançamento do livro “Fronteiras, Verdades Imperfeitas”, também haverá uma programação cultural reunindo dança e música. A cultura urbana será representada pelo grupo Sioux Crew, e as atividades sonoras terão Vitor Vieira (Kiulia), Nô Moraes, Banda Experience, Washington Light-Holder, Paulo Silva e Banda Pinhão Ácido.

Lançamento do livro “Fronteiras, Verdades Imperfeitas”
Data: 13 de novembro (sábado), a partir das 15h
Local: Iguassu Secret Falls – Vila Yolanda
Informações: (45) 98403-4330
Acesse o evento nas redes sociais.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Fonte www.h2foz.com.br

Todos os direitos reservados a seus autores

Conteúdo indexado da Internet de postagem pública

Caso deseje a remoção, envie este link e a prova de autoria para nosso email para exclusão.

Falar com Atendente
Fale Conosco
Oi!

Estamos aqui para lhe atender.

Vi que você quer saber sobre
Escritor de Foz lança livro em que costura ‘verdades imperfeitas’ – H2FOZ.

Como podemos ajudar?