Pular para o conteúdo

ECO MODAS – sustentabilidade e consciência |SolidáRio Notícias

  • por

Ecomodas. Ciclo de sustentabilidade e conciência .

 

Por Rafaela Torres
A moda é um conjunto de costumes e valores de uma sociedade que podem ser representados mediante o jeito de vestir. O consumo acelerado de roupas tem deixado grandes marcas no meio ambiente: a degradação do planeta e o uso de muita matéria prima não renovável. A moda é, sobretudo, uma expressão do estilo pessoal, que demonstra a criatividade e o senso estético das pessoas.
A EcoModas, fundada em 29/03/2010, gerida pelo casal Alex, que é jornalista, e Adriana Santos, é um Negócio de Impacto, e foi o primeiro no Brasil a receber por honra ao mérito, o certificado Selo Verde Ecolmeia, na Categoria Ouro.
Esse tipo de certificado é um comprovante nacional e internacional. Mostra publicamente que uma empresa está devidamente cumprindo metas para preservar os recursos naturais. Periodicamente é avaliado pela certificadora – vale lembrar.
A EcoModas é o primeiro Negócio de Impacto no mundo a reutilizar cones de linhas de costura industrial vazios para cultivar árvores da Mata Atlântica, ameaçadas de extinção, que são usadas para enriquecer a flora e preservar nascentes. A empresa produz moda sustentável e realiza inúmeras ações de sustentabilidade ambiental.
O diferencial está em buscar soluções sustentáveis agregando beleza, qualidade e criatividade. Os processos produtivos, tanto em produtos e serviços, estão alinhados com a visão de construir um mundo melhor a partir de ações práticas. A marca tem a simbologia de uma árvore. O projeto EcoModas completa 10 anos neste ano. A sede da EcoModas, está localizada no Bairro de Olaria, em Nova Friburgo.
– Acreditamos 100% que é possível usar materiais de descarte para construir produtos originais e extraordinários. Somos um movimento de transformação que une pessoas e empresas para fazer do mundo um lugar melhor. Valorizando o design e acabamento, trazemos soluções sustentáveis para materiais de descarte. Como parte de nossa responsabilidade e verdade, recuperamos florestas envolvendo comunidades engajadas neste movimento. Produzimos carteiras, bolsas, camisas e calçados a partir de banners, câmaras de pneus, calças jeans e outros materiais reutilizados e reciclados, comenta Alex Santos.
A EcoModas se tornou autoridade no que tange ações inovadoras aliadas com os princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Diante do forte compromisso com as questões ambientais, da experiência e conhecimento que a empresa adquiriu ao longo de sua existência como marca e causa, frequentemente contratam a empresa para realizar consultorias, parcerias, palestras e oficinas.
A EcoModas se compromete com a preservação do meio ambiente, em cumprimento à lei, priorizando o reaproveitamento do material descartado, estimulando seus colaboradores internos e externos à conscientização ambiental e promovendo o cultivo e plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.  Atualmente, Adriana Santos, uma das sócias, está fazendo biologia. A intenção é ganhar o mundo se tornando um referencial em negócio sustentável.
A pandemia chegou ao Brasil muito rápido e pegou a sociedade desprevenida. A EcoModas, sempre trabalhou com carteiras, bolsas, sapatos, mas com essa situação, estamos focando em produzir, distribuir e vender máscaras de duplo tecido. Todas as máscaras são reutilizáveis. Atualmente contamos com muitos parceiros, com a presença de blogueiras e influenciadores digitais. Cerca de 10 mil máscaras foram vendidas até o momento. E, e 10% disso, doadas. E também realizadas algumas campanhas durante a quarentena. Inclusive, foram distribuídas  por delivery mais de mil mudas de árvores.
Ter amigas envolvidas neste momento, onde o mundo passou a ser mais solidário, foi uma grande oportunidade para colocar em ação o propósito pelo qual a marca existe: contribuir com a construção de um mundo melhor. Segundo Alex, foi interessante porque estas amigas também acreditam na proposta que a EcoModas carrega e contribuem com suas individualidades para o desenvolvimento da empresa.
– Queremos ter pessoas que se movam com o sentimento de responsabilidade e amor. Não importa se a pessoa já sabe fazer o que a gente faz; o importante é unir pessoas que trazem verdade e amor no que fazem. A diferença é a soma para um novo aprendizado. E fortalece a nossa marca, que é feita por pessoas, para conectar mais pessoas pelo bem de todo mundo”. A EcoModas, inclusive, contribuiu com a doação de aproximadamente mil máscaras para pessoas em situação de vulnerabilidade, comentou Alex.
– A Ecomodas iniciou um trabalho pioneiro na indústria confeccionista há alguns anos, reutilizando cones de linha usados para o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, em Nova Friburgo. Largou na frente com essa ideia e muitas outras de preservação ambiental e social, fazendo da confecção de roupas um meio de pensarmos além do produto em si, mas também em seu impacto como geradora de resíduos – e como eles podem ser manejados e transformados em outros subprodutos -, colaborando para a consciência sobre o que é ser sustentável e ainda ajudando a comunidade ao seu redor, afirma Silvia Boriello, editora da revista Costura Perfeita.

Para o ano de 2021, temos como meta a implantação do projeto Escola da Sustentabilidade. No momento, a EcoModas não tem loja física, apenas online. Mas, tudo pode mudar a partir do ano que vem. O Projeto Escola da Sustentabilidade é uma iniciativa socioambiental que se tornará um ambiente para promover a conscientização ambiental entre estudantes, turistas e moradores de Nova Friburgo.

O galpão onde o referido projeto da EcoModas está sendo implantado contém aproximadamente 300 m² e fica no teleférico – considerado um dos maiores atrativos turísticos de Nova Friburgo. Por meio de oficinas voltadas ao tema ecológico, os participantes poderão aprender técnicas para reutilizar materiais com fino acabamento e qualidade. Futuramente, o projeto necessitará de alguns itens para o bom funcionamento. Se por acaso você tiver alguns dos itens abaixo, e queira doá-los imediatamente ao projeto, entre em contato com a EcoModas.

  1. Máquinas de costura;
  2. Manequins comuns e moulage;
  3. Equipamentos e materiais de escritório;
  4. Geladeira com visor (freezer vertical) 220V;
  5. Veículo com carroceria;
  6. Tecidos;

O que é a Agenda 2030?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Surgiu então, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS possui uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

Os objetivos principais da Agenda são: melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas, e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente;

Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água; bem como proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos; apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento

Conheça o nosso trabalho! Siga a EcoModas pelas redes sociais!

ENDEREÇO
Rua Paraíba, 178, Bela Vista, Nova Friburgo, RJ, 28623-160

WHATSAPP e FIXO:
(022) 2526 5572

EMAIL:
contato@ecomodas.com.br