Pular para o conteúdo

Documentário conta história de cooperativa de mulheres empreendedoras no Acre | Acre

  • por

Um documentário produzido pelo diretor acreano Elenckey Pimentel traz relatos de um trabalho feito dentro da Cooperativa “Mãos de Mulher”, em Xapuri, no interior do Acre, onde mostra o cotidiano de mulheres empreendedoras que cresceram por meio do trabalho coletivo.

A estreia do curta metragem que tem duração de 28 minutos vai ser nesta sexta-feira (31), no Youtube, pelo canal da Associação de Cinema do Acre (Asacine), após quase dois anos de produção entre filmagens e edição.

As gravações foram feitas em dezembro de 2018, no ano seguinte ocorreu todo o trabalho de edição. A estreia que estava prevista para ocorrer na cidade de Xapuri teve que ser suspensa por causa da pandemia de Covid-19.

O diretor afirma que o objetivo do documentário é evidenciar a força que há nas ações da cooperativa e nas transformações de cada mulher ligada a ela.

“Elas são mulheres que estão trabalhando com produtos da nossa terra, giram a economia e têm essa mente empreendedora. Algumas são chefes de família e tem o fato de elas mesmas se sentirem independentes e ainda têm a ideia da mente empreendedora”, conta.

A ideia do filme é mostrar a criatividade, o vigor e a perseverança que acabou se tornando um ideal de vida inspirador de protagonistas de suas próprias histórias.

A história é rica por contar trechos de vidas que tiveram conhecimentos passados de geração em geração, além de transformar tudo uma grande família.

“Isso não é simplesmente uma coisa que envolve comércio. São pessoas que quando se engajaram na cooperativa, passaram a ter uma vida diferente, melhor e tiveram uma perspectiva de vida diferente e se tornaram pessoas diferentes. Elas contam o que aprenderam, o que sabiam e ensinaram para os outros e tiveram essa troca de experiência dos mais novos com os mais velhos”, disse.

O diretor afirma que o objetivo é que o documentário seja um estímulo para incentivar essas pessoas e também para conseguir incentivo por parte do estado, que não consegue absolver todas as pessoas e a iniciativa privada é importante por causa disso.

Documentário começou a ser gravado em 2018 — Foto: Arquivo pessoal

A Cooperativa Mãos de Mulher Xapuri foi fundada em dezembro de 2005 e reúne empreendedoras da cidade que trabalham com artesanato em costura, colagens, crochê, esculturas em fibra, cerâmica, cosméticos naturais, serviços de alimentação como o café entre outros produtos.

São pelo menos 15 mulheres que fazem parte do grupo que têm o trabalho enviado para todo o Brasil. Além disso, elas trabalham mantendo a responsabilidade e cuidado com o meio ambiente por meio do uso sustentável dos recursos naturais.

Mulheres contam se fortaleceram por meio de cooperativa — Foto: Reprodução