Blog, Costura

Dia Nacional da Cultura: um apanhado da cena cultural em 2020 – Vogue

As manifestações culturais são plurais e características das regionalidades de um povo, em sua diversidade. No Brasil, todas as regiões, estados e cidades mantém suas expressões e essências culturais que contam a história e tradições desta nação. É por isso, que no dia 5 de novembro, em homenagem ao jornalista, diplomata e defensor das liberdades civis Rui Barbosa, que é celebrado o Dia Nacional da Cultura. 

Em um ano como 2020, em que o setor cultural foi um dos mais atingidos por conta da pandemia, também foi um período que reafirmou a sua importância e manuntenção, uma vez que não existe país e sociedade sem cultura e seus produtores. Portanto, para exaltar a cultura nacional, compartilhamos os conteúdos que abordam as diversas artes, feitas por brasileiros e que brilharam aqui na Vogue. Olha só.

CINEMA E TV

Bárbara Paz usa blazer João Pimenta e camisa Dolce & Gabbana. (Foto: Bárbara Paz / Acervo Vogue)

Bárbara Paz sobre a presença feminina na direção de filmes: “Não somos nem 30%, mas estou aqui para ficar”

A atriz gaúcha fala de já ter experienciado todas as oportunidades em frente à tela e que busca novos desafios na produção por trás das lentes.

A passarela na TV: 8 novelas sobre o mundo da moda

Nos 70 anos da televisão brasileira, listamos os folhetins que têm as passarelas e universo da costura em seus capítulos.

Ana Flavia Cavalcanti (Foto: Carlo Locatelli)

Ana Flavia Cavalcanti (Foto: Carlo Locatelli)

Ana Flavia Cavalcanti desafia paradigmas sociais com seus filmes: “Não tem morte nem tiro. Trata-se de uma grande celebração”

A atriz de Amor de Mãe também tem um papel fundamental no cinema brasileiro: ecrevendo, dirigindo e dando vida a personagens que contam a realidade das mulheres pretas para além do esteriótipo.

Cineasta que mostra a relação da senzala com o quarto de empregada em documentário busca financiamento coletivo para ter seu filme concluído

O documentário Aqui Não Entra Luz surgiu a partir de uma situação de racismo vivida pela cineasta, diretora e roterista, Karoline Maia, que narra em primeira pessoa e precisa de ajuda para poder existir.

Registros do rolo de câmera pessoal de Pathy, feitos antes e durante o isolamento social (Foto: Divulgação/ Netflix e Arquivo Pessoal)

Registros do rolo de câmera pessoal de Pathy, feitos antes e durante o isolamento social (Foto: Divulgação/ Netflix e Arquivo Pessoal)

Pathy Dejesus: “Foi a primeira vez que estive num set predominantemente negro. E em uma cena de celebração e não de dor”

“Nesses quase 12 anos de carreira como atriz, foi a primeira vez que estive num set predominantemente negro”, conta a multiartista sobre a sua experiência nos sets de gravação da série brasileira da Netflix, Coisa Mais Linda.

Destaque em Cannes, doc “Indianara”estreia digitalmente no Brasil e em outros 195 países

Filme retrata a vida da ativista Indianara Siqueira, fundadora da Casa Nem e ícone da causa transexual e chega às plataformas digitais brasileiras.

LITERATURA

Kiusam usa vestido Neriage e brincos Helena Pontes (Foto: Mylena Saza)

Kiusam usa vestido Neriage e brincos Helena Pontes (Foto: Mylena Saza / Acervo Vogue)

Dia Nacional do Livro: 6 escritores brasileiros para ler o quanto antes

Nélida Piñon, Djamila Ribeiro, Kiusam de Oliveira, Mario Sergio Cortella e outros, estão nas nossas dicas de escritores nacionais com quem conversamos e detalhamos suas obras lançadas em 2020.

Companhia das Letras contrata editor de diversidade e prepara 100 projetos editoriais antirracistas

Ana Paula Xongani e Samuel Gomes participam como editores convidados do selo Paralela, contribuindo nas ações que se desdobram na publicação de livros de Lélia Gonzales, Kiusam de Oliveira e Silvio Almeida.

MÚSICA

As Baías e Cleo se entrelaçam em projeto audiovisual ‘Você É Do Mal’

Em clipe provocante, o trio e atriz contam à Vogue o processo de produção do single e a importância de falar sobre a liberdade na produção cultural.

Wanessa na divulgação do seu recente trabalho Sozinha (Foto: Hyan Pereira / Divulgação)

Wanessa em seu trabalho mais recente Sozinha, do projeto Universo Invertido (Foto: Hyan Pereira / Divulgação)

Os 20 anos de carreira de Wanessa em 20 perguntas

Wanessa relembra junto com a Vogue as duas décadas de trabalho na música: “Engraçado, o número é grande, né? 20. Não é ontem, mas a impressão que eu tenho é que não se passou tanto tempo assim, parece que foi ontem”, afirma a cantora.

Exclusivo! Veja o making of do clipe ‘A Partir de Hoje’, debut solo da Mel

O misticismo e processo de cura entre os cantos da casa da cantora Mel, no seu primeiro trabalho solo oficial pós Banda Uó.

O novo álbum de Antonia Morais

Os amores, delírios e as reflexões de Antonia, no seu trabalho composto majoritariamente por mulheres, LUZIA 20.20.

Cena do clipe de Um Salve Salva (Foto: Felipe Mazzucatto / Divulgação)

Cena do clipe de Um Salve Salva (Foto: Felipe Mazzucatto / Divulgação)

‘Um Salve Salva’, novo som do Óbvio sobre a prevenção do suicídio

No setembro amarelo, o grupo de rap deixou uma mensagem de apoio às pessoas em momento de sofrimento por meio da música.

Exclusivo! Assista ao teaser do clipe ALGO_1, estrelado por Jesuíta Barbosa

O clipe do artista L_cio, dirigido por Diego Marrtins, mostra o ator pernambucano transitando pela solidão, erotismo e vícios num apartamento do Copan, em São Paulo, como fuga do isolamento social.

Escute o som e as rimas do rap indígena brasileiro

Seis artistas indígenas narram as pautas urgentes como demarcação de terras, conexão ancestral, preservação da natureza e representatividade sem estereótipos em seus sons e trabalhos na música.

Dia do rap nacional: 6 mulheres que estão mudando o hip hop

Artistas como Tássia Reis, Jup do Bairro e Drik Barbosa estão ocupando seus espaços e ampliando as referências do gênero que ainda é majoritariamente masculinizado e machista.

Teresa Cristina usa Gucci em foto de MAR+VIN e edição de moda de Pedro Sales (Foto: MAR+VIN)

Teresa Cristina usa Gucci em foto de MAR+VIN e edição de moda de Pedro Sales (Foto: MAR+VIN / Acervo Vogue)

Teresa Cristina virou musa da quarentena ao fazer as lives mais divertidas, inclusivas e emocionantes deste confinamento

Com mais de 25 anos de carreira musical, a cantora e compositora buscar entreter seu público confinado com lives alegres,convidados ilustres e estreantes da música popular brasileira.

Conheça LADAMA, banda feminina que une as culturas do Brasil, Venezuela, Colômbia e EUA – e carrega uma sonoridade diferente de tudo que você já ouviu

O projeto de quatro “damas” de diferentes regiões do continente americano que se uniram para fazer um caldeirão multicultural de línguas e referências de cada uma.

21 artistas negros que estão redefinindo a música nacional

As histórias de nomes consagrados a figuras (ainda) pouco conhecidas pelo mainstream, que stão fazendo barulho na cena nacional e merecem o play.

Letrux usa blazer e calça (Foto: Gabriela Schmdt)

Letrux usa blazer e calça (Foto: Gabriela Schmdt / Acervo Vogue)

Letrux entrega os detalhes de seu novo álbum

“Este trabalho traz mil devaneios em cima dessa questão – lembrando que o choro também é um lugar de gozo, de saudade, de alegria”, conta a cantora carioca sobre seu segundo disco Letrux aos Prantos

VISUAIS

Somos Arte (Foto: Divulgação / Renner)

Somos Arte (Foto: Divulgação / Renner)

A coleção de roupas que celebra o Dia Nacional da Cultura

O projeto Somos Arte confecciona o traço de cinco artistas de diferentes estilos, numa coleção especial que promove a democratização e acesso à cultura.

Marcia Pantera trocou cedo as quadras de vôlei pelos palcos das boates: “amo a transformação de Marcio para Marcia!”

Pioneira do bate-cabelo, negra, gay e performer, que enfrentou preconceito, conheceu o inferno das drogas, mas se mantém como referência de uma cultura de resistência há 32 anos graças à personalidade de um furacão.

Protagonismo indígena na arte brasileira

Os artistas indígenas que estão ocupando o devido lugar de fala e espaço no circuito artsy.

Cinco fotógrafas da região amazônica que você precisa conhecer e apoiar

A história e flow de artistas mulheres que estão ajudando a interpretar e repensar o cotidiano do norte do país sob perspectivas que permeiam as questões de gênero e raça.

Madame Sheila encarando o espelho e a sua nova realidade (Foto: Priscila Prade)

Madame Sheila encarando o espelho e a sua nova realidade (Foto: Priscila Prade)

A Madame Sheila de Luís Miranda está de volta – gratuita, online e mais política

Com direção de Monique Gardenberg, a célebre personagem do cômico teatral Terça Insana retorna ao palco compartilhando os apuros da quarentena, cercada de muito requinte e humor.

Os laços entre os Yanomami e Claudia Andujar

Os aprendizados e relação da fotógrafa suíça com a comunidade indígena durante os anos 1970, que foram assertivos para seu olhar fotográfico e humano

Blogueirinha do fim do mundo: “Misturar linguagem forçada com uma crítica política, funcionou”

A atriz e cineasta Maria Bopp, que viralizou no IGTV, conquistou de celebridades a quarenteners carentes de riso diante de tempos tão difíceis.

Réquiem (2019), de Antonio Obá (Foto: Divulgação)

Réquiem (2019), de Antonio Obá (Foto: Divulgação)

Arte de resistência negra: Antonio Obá cruza memórias pessoais com narrativas sociais atuais e históricas

As pinturas e performances do artista que questiona preconceitos históricos, sociais e étnicos a partir de referências religiosas e pessoais.

Essas 6 mulheres lutam contra o machismo nas aldeias e estão à frente da batalha pela preservação das terras e da cultura indígena

À frente da batalha pela preservação das terras e da cultura indígena em suas aldeias, estas seis mulheres querem chacoalhar o mundo.