Blog, Costura

Decoração: especialistas dão dicas para deixar a casa mais no clima da Páscoa | Casa

shutterstock

Além de deixar tudo mais bonito, decorar a casa para a Páscoa pode ser uma boa atividade para se fazer com as crianças

A Páscoa está chegando e mesmo nesses tempos tão difíceis podemos aproveitar a ocasião para decorar a casa e celebrar a data em família. Para isso, as especialistas Luciana Marquez e Denise Ieno dão dicas para deixar a casa mais bonita para o feriado.

A decoradora de eventos e designer floral Luciana Marquez aposta em uma mesa com itens de decoração coloridos, além de flores, podendo ter um bom aproveitamento de itens já existentes em casa. 

Uma boa dica é aproveitar o que já se tem nos armários, recomenta a designer. Misturar as louças, ressignificar as peças, como usar umas jarra ou caneca como vaso para flores, por exemplo. Colocar pratos de cores variadas, assim como modelos diferentes de taças.

“Abuse da criatividade, preservando a harmonia, ou seja, o ambiente deve ser agradável. E um arranjo de flores na mesa nunca pode faltar. Elas dão um toque de amor, carinho e cuidado”, indica a especialista.

Luciana Marquez elaborou uma lista com seis dicas para você criar sua mesa e decoração de Páscoa em casa.

Aproveitando a louça e utensílios de casa


Páscoa
Divulgação/Luciana Marquez

Use flores e cores na decoração, não dê limites a criatividade

Ao decorar uma mesa, faça uma mistura de cada vez. Ou seja, não coloque um prato de cada modelo com uma taça de cada cor na mesma mesa. Se quiser ressaltar alguma louça, neutralize os demais utensílios. Teste as possibilidades.

Símbolos da Páscoa


Páscoa
Divulgação/Luciana Marquez

Mesa decorada

Uma boa sugestão é usar símbolos tradicionais da Páscoa como cenoura, chocolate, ovos de codorna ou de galinha, caixa de ovos. Se desejar ressaltar religiosidade, a especialista sugere também usar o vinho, o pão e o trigo na decoração.

Guardanapos 

Invista na criatividade para deixar sua mesa com o charme tradicional da Páscoa
Divulgação/Luciana Marquez

Invista na criatividade para deixar sua mesa com o charme tradicional da Páscoa

Envolver um ovo de páscoa pequeno com um guardanapo, amarre com um sisal ou fita, deixando as pontas do guardanapo levantadas como se fossem as orelhinhas.

Arte em papel 

Imprima um coelho de páscoa num papel, recorte contornando e escreva “Feliz Páscoa”. Se tiver criança em casa, pode até colorir ou fazer uma sacolinha com caixa de leite recordando as orelhas do coelhinho e colar na caixa.

Coloque um chocolate ou ovinho de páscoa sobre cada prato da mesa, assim dará um toque especial de carinho.

Defina cores 

A decoração da mesa, conhecido como Table Decor, pode ser algo menos clássico, mais alegre, colorido e criativo. Não há necessariamente uma regra para cores que combinam com a Páscoa. Se optar por uma Páscoa mais tradicional a dica é usar tons de laranja, bege, verde e marrom, que são as cores da cenoura e do chocolate, símbolos tradicionais de Páscoa. Se gostar de uma decoração mais romântica e delicada, aposte nas cores candy como rosa, amarelo, azul clarinho, lilás e branco, que podem ser usadas juntas ou individualmente.

Se tiver um cantinho na casa com uma  parede azul
bonita, pode-se aproveitar e colocar a mesa em frente a essa parede e usar na decoração cores que harmonizam com o azul como, por exemplo, azul e laranja ou azul e amarelo ou azul e branco, etc.

Seja criativo 

Colorir ovos pode ser uma atividade divertida para se fazer com as crianças
Pixabay

Colorir ovos pode ser uma atividade divertida para se fazer com as crianças

Coloque cenouras em um vidro transparente. Quebre a ponta de um ovo, retire a gema e a clara, lave e coloque uma suculenta ou um buquezinho de flores. Você também pode retirar uma orquídea de um vaso, coloca-la dentro de um vidro e envolver no musgo.

Especial para as crianças

Abuse da criatividade na decoração
Pixabay

Abuse da criatividade na decoração

A designer de interiores Denise Ieno, é uma ótima oportunidade de se deixar levar pela imaginação para criar um cenário que, além de bonito, seja divertido. Ela também ressalta que a interação com as crianças na decoração pode ser algo interessante, com os pequenos participando das montagens e colorindo as peças que vão compor a mesa de Páscoa.

Além disso, a designer dá três dicas para montar uma mesa divertida para as crianças na comemoração de Páscoa.

1 –
Com uma simples folha de papel branco, papel pardo ou até jornal, você pode fazer vários recortes em forma coelho, passar cola, salpicar algodão e finalizar com uma bolinha de algodão colada em uma das partes e pendurar em linha de costura, barbante ou fita e você vai ter um lindo móbile ao redor da mesa.

2 –
Em ovos cozidos, você pode fazer pintinhas com canetinhas de várias cores e colocar em cestas ou xícaras coloridas.

3 –
Aquelas cenouras que estão na geladeira podem virar um lindo buquê dentro de um vaso ou jarra de vidro transparente e colocadas em pé, lado a lado, enfeitando as pontas com fita, fitilho ou barbante que viram belos lacinhos, também é possível recortar papel em forma de franjas e pintar de verde.