Pular para o conteúdo

Coturno branco é o queridinho da vez!

  • por

Por Natália Eiras (@naeiras)

Existe um consenso de que o tênis todo branco, que passou anos renegado do guarda-roupa das pessoas, é o calçado mais básico e estiloso que você pode ter em seu acervo. O coturno branco vem, então, para deixar o seu visual mais impactante, mas ainda com essa pegada de “combinar com tudo” do tênis da mesma cor. 

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

A bota pesada cuja marca mais icônica é a Dr Martens é um clássico. Porém, enquanto a preta fazia parte de looks mais “rock ‘n’ roll”, o item na cor branca, com solado e cadarços escuros ou da mesma tonalidade, compunham a montação de rappers como Tyler, The Creator e Kanye West. E, quando o street wear da Off White e Supreme conquistaram a alta costura, a bota branca também começou a surgir em looks das fashionistas como Gigi Hadid. Por isso, logo o item começou a aparecer nas prateleiras de fast-fashions como a Zara e Renner. 

Leia também

A consultora de estilo Roberta Alves, do Rio de Janeiro (RJ), explica algumas formas que você pode incluir o coturno branco no seu look: 

Basiquinha – só que não

Em vez do tênis branco, a bota pesada pode ser uma forma de deixar a sua camiseta e calça jeans mais interessante. “Ela aparece como uma peça marcante, que traz informação de moda de maneira descomplicada”, diz a especialista. 

E quem disse que ela precisa aparecer apenas em visuais mais “masculinos”? Uma saia midi ampla fica mais divertida contrastada ao calçado. “E você continua muito confortável para cumprir a agenda do dia”. 

Dá para ser classy também

Tem quem ache que o coturno sempre dá aquela impressão de look jovial, meio Avril Lavigne. Mas isso depende muito de como você combina a peça. “Esse tipo de bota é muito versátil e pode transitar em vários estilos. No caso da branca, ela fica belíssima em um look todo preto, sendo o ‘ponto de cor’ da vez”, comenta Roberta. Coloca uma meia-calça e um casacão por cima e você está pronta para uma reunião de negócios. 

Mas você também pode brincar com clássicos. “O legal é misturar cortes tradicionais como a alfaiataria com o peso de um coturno. Você tira tanto a combinação de roupas como o acessório de seu local de origem, o que é bem interessante”, fala a consultora de moda. 

Despojado

Gigi Hadid adora um conjuntinho. Se for de moletom, com pegada bem street, então. A modelo circulou por aí com um look todo em bege e, nos pés, o coturno branco. “Dá para você sentir como pode sair do comum no detalhe. O que a gente esperaria nesse look? Um sneaker. Mas o coturno branco é versátil o bastante para ornar bem nessa combinação”, comenta Roberta. 

A calça cargo, com bolsos nas laterais, é outra aposta da estação. O look normalmente é visto em tons escuros, como o verde, azul e preto. O coturno branco aparece, então, como um detalhe inusitado. 

Casual

Camiseta de banda e shortinho jeans. Já vimos muito essa combinação com o coturno preto. Então por que não brincar com ela ao adicionar a versão branca do sapato? 

“E não precisa ser apenas em looks mais rockers, o coturno também fica super bem com camisetão e bermuda ciclista, visual despojada e super esportivo”, fala Roberta Alves. “O importante, na moda, é não ter medo de misturar e experimentar.”