Pular para o conteúdo

Costureiras de programa da Prefeitura abrem São Paulo Fashion Week — Prefeitura

O Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, recebeu na tarde desta quarta-feira (17), apresentação das criações das costureiras do projeto Cria Costura na 52ª Edição da São Paulo Fashion Week. A ação é fruto de parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), com o SPFW e o Instituto In-Mod, no âmbito do Programa Fashion Sampa.

“O palco da moda também é da inclusão. Ver esse trabalho feito pelas meninas do extremo leste é motivo de muita alegria. Queremos o envolvimento da população de todas as regiões da cidade nos projetos”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

O projeto Cria Costura ofereceu qualificação profissional às costureiras da Cidade Tiradentes, extremo leste da capital. Durante dois meses, os participantes receberam aulas e orientações do professor Jefferson de Assis, estilista da São Paulo Fashion Week, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana.

“O impacto dessa parceria no ponto de vista social e ambiental vai muito além do que a gente viu hoje. Foram vários meses com seminários, ações com palestras, trocas e reflexões”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Em outubro de 2019 assinamos com o prefeito Bruno Covas, a parceria que criou o programa Fashion Sampa, um momento em que a Prefeitura de São Paulo reconheceu que a moda é uma das vocações da cidade e que a cadeia da moda, não só o que há nas passarelas, mas tudo que tem por trás e a preparação são um dos pilares da economia na cidade”, completou.

Durante o evento, um cortejo formado pelos participantes junto da embaixadora do projeto Amanda Pieroni, percorreram o evento ao som dos populares carrinhos ambulantes sonorizados das periferias até chegar à sala de desfile, finalizando a apresentação para a imprensa e influenciadores.

“A potência criativa que temos nas periferias é gigante. Nosso prefeito consegue ter um olhar social e humano em todos os projetos e a São Paulo Fashion Week está transbordando isso. Está fazendo com que a cidade de São Paulo consiga ser uma janela positiva ao mundo”, afirmou a secretária de Cultura, Aline Torres.

Cria Costura

Com a aceleração da digitalização e retração econômica agravada pelo contexto da Covid-19, gerar oportunidades para a população em situação de vulnerabilidade é indissociável do foco em capacitação e desenvolvimento. Em resposta a este cenário, a SMDET, em parceria com o In-Mod, se propôs a despertar e capacitar novos talentos, transformando competências técnicas em habilidades de alto valor agregado, capacitando novos profissionais da moda por meio do programa de aceleração pessoal, Cria Costura.

O primeiro piloto do programa selecionou mulheres em situação de vulnerabilidade, formadas em corte e costura e residentes de Cidade Tiradentes, um dos polos vocacionais de moda em São Paulo, no coração da zona leste.

Sob orientação do estilista e consultor, Jefferson de Assis, as participantes foram orientadas para desenvolver habilidades de criação e design e desafiadas a aplicar técnicas de costura no desenvolvimento de produtos de edição limitada que serão apresentados e distribuídos a jornalistas e influenciadores no SPFW N52. Elas passaram por quatro fases ao longo do programa que teve início em julho com um laboratório de imersão criativa a partir da metodologia zero waste, método de modelagem consciente que os designers vêm utilizando para diminuir a quantidade de resíduo têxtil.

Sobre a SPFW

O SPFW foi pensado como um projeto de longo prazo para alinhar movimentos de mercado e trabalhar na construção de uma cultura de moda no Brasil, reflexo de nossas muitas identidades e de uma natureza diversa, generosa e exuberante. As conquistas que colhemos agora são fruto das sementes que foram plantadas ao longo de 25 anos.

Fonte www.capital.sp.gov.br

Todos os direitos reservados a seus autores

Conteúdo indexado da Internet de postagem pública

Caso deseje a remoção, envie este link e a prova de autoria para nosso email para exclusão.

Falar com Atendente
Fale Conosco
Oi!

Estamos aqui para lhe atender.

Vi que você quer saber sobre
Costureiras de programa da Prefeitura abrem São Paulo Fashion Week — Prefeitura.

Como podemos ajudar?