Blog, Costura

Como remover manchas de roupa

amos encarar. Jogando roupas em uma máquina de lavar com um pouco de detergente é muito simples. São essas manchas que podem realmente causar os problemas. 

Mas se você dominar essas dez dicas básicas, poderá se sentir confiante para lidar com quase qualquer tipo de remoção de manchas de A a Z.

Cronometragem

 Ross Anania / Getty Images

Cuide das manchas o mais rápido possível. As manchas recentes são muito mais fáceis de remover do que aquelas com mais de 24 horas.

No entanto, se as manchas estiverem “instaladas”, você ainda deve seguir os mesmos passos para remoção; pode demorar mais ou tratamentos repetidos.

Primeiras coisas primeiro

 Judith Haeusler / Getty Images

Para manchas de líquidos recentes, seque o excesso de líquido com um pano branco limpo, toalha de papel ou até mesmo um pedaço de pão branco (ótimo para manchas de graxa!). Lembre-se de ir para uma área limpa e seca do pano de absorção para que o máximo possível da mancha seja absorvido. Evite esfregar a área manchada com uma toalha felpuda ou um pano de cor escura. Você pode piorar as coisas.

Para manchas de manchas, remova o excesso de sólidos levantando suavemente com a ponta de uma faca cega, espátula de metal ou a ponta de um cartão de crédito. Nunca esfregue mostarda em forma de gota ou molho para salada, porque isso só empurra a mancha mais profundamente nas fibras do tecido.

Com alguns sólidos, como lama , a remoção pode ser mais fácil depois que a mancha secar. Retire o excesso antes de lavar a roupa.

Crie um kit de remoção de manchas de emergência para manter em sua mesa ou carro com algumas toalhas brancas, uma garrafinha de água e uma caneta ou toalhetes de remoção de manchas para tratar as manchas o mais rápido possível.

Vá para a água fria

 Rasulovs / Getty Images

Ao lidar com uma mancha, sempre comece com água fria, especialmente em manchas de origem desconhecida. A água quente pode definir manchas de proteínas como leite, ovo ou sangue, cozinhando a proteína nas fibras.

A água quente funciona melhor em manchas oleosas como maionese ou manteiga. A água quente é especialmente importante ao remover manchas de fibras artificiais como o poliéster.

Sempre leia os rótulos dos produtos e os rótulos das roupas antes de agir. Use a temperatura da água recomendada para produtos de remoção de manchas e detergentes.

A água quente deve estar entre 120 e 140 graus F, água quente entre 85 e 105 graus F e água fria entre 65 e 75 graus F. A água abaixo de 60 graus é muito fria para muitos detergentes serem úteis na remoção de manchas oleosas.

Pule o sabão

 Imagens Mieke Dalle / Getty

Seu primeiro instinto pode ser pegar uma barra de sabão ou um jato de sabonete líquido para remover a mancha. Porém, nunca esfregue uma mancha recente com sabão em barra. O sabão pode definir muitas manchas, como manchas de frutas, frutas ou vegetais . Em vez disso, use detergente líquido para louça ou um pouco de detergente para roupas.

Ou fique com água pura. Limpe a mancha da parte de trás do tecido para empurrar a mancha para fora das fibras. E não há necessidade de procurar club soda. Água pura funciona tão bem e é mais barata!

Verifique antes de lavar

 Eri Nakazawa / Getty Images

Se você lava a roupa para toda a família, sabe que pode haver surpresas à espreita no cesto. Ensine sua família a falar sobre manchas ou marque-as com um prendedor de roupa. Sempre verifique as roupas antes de lavar, muitas manchas precisam de tratamento prévio.

Muitas vezes, apenas um pouco de detergente líquido para roupas, como Tide ou Persil, trabalhou na mancha com uma escova de cerdas macias e deixado em repouso por 10 a 15 minutos antes de jogar na máquina de lavar. Esses detergentes têm enzimas suficientes para quebrar a maioria das manchas e eliminá-las.

Verifique novamente antes de secar

 Rita Melo / Getty Images

Manchas passam por todos nós. Mas ajuda inspecionar a roupa molhada antes de jogá-la na secadora. Se a mancha ainda estiver evidente, não coloque a roupa na secadora. O calor do secador torna a mancha mais permanente.

O mesmo princípio também se aplica a engomar. Nenhum calor deve ser adicionado às áreas manchadas.

Isto é um teste

 Imagens Tetra / Getty Images

Antes de começar a trabalhar em uma mancha de tecido, teste os agentes de remoção de manchas em uma costura ou área escondida da roupa para ter certeza de que eles não afetam a cor ou o acabamento do tecido (especialmente se você nunca os usou antes). Isso é particularmente importante em seda e tecidos que podem não ter cores fixas .

Depois de testar o produto, dê-lhe tempo para funcionar. Um tratamento rápido e direto na máquina de lavar provavelmente não é suficiente. Trate a mancha e espere pelo menos dez minutos antes de lavar. Isso dá ao pré-maior tempo para trabalhar.

Use um toque suave

Evite esfregar vigorosamente, a menos que o tecido seja resistente e durável como jeans . Os produtos de hoje para remover manchas são muito bons, então você não precisa esfregar a maior parte do tempo. Esfregar excessivamente pode espalhar a mancha e danificar o tecido.

Separe e conquiste

 altrendo travel / Getty Images

Para obter os melhores resultados, lave separadamente as peças muito manchadas. Isso significa que as roupas de trabalho realmente sujas ou as roupas enlameadas das crianças não devem ser lavadas com suas melhores roupas. Além disso, saber como separar as roupas para cargas de lavanderia evitará manchas de transferência de tinta!

Sujeira e manchas podem ser depositadas novamente em roupas de limpeza durante a lavagem se pouco detergente for usado, a temperatura da água estiver muito baixa, o tempo de lavagem muito longo ou a máquina de lavar estiver sobrecarregada.