Com negócios em família, confecções de Juruaia seguem tradição no ramo de moda íntima | 2020

  • por

As confecções de lingerie, underwear, moda praia e fitness possuem uma estrutura familiar em Juruaia (MG). Mas a cidade também serve como um modelo neste segmento, de como uma empresa consegue se profissionalizar e acompanhar todas as mudanças do mercado. E mostram como é o desafio de delegar tarefas e funções de forma profissional, independente dos laços familiares.

Para o gerente regional do Centro-Oeste e Sudoeste do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais, Leonardo Mol, Juruaia é um modelo. “Juruaia é um bom exemplo de como as empresas familiares crescem e geram emprego e renda”, garantiu.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), José Antônio da Silva, 100% das empresas locais são familiares. “Algumas já têm sucessão pronta, outras estão com sucessão em andamento, mas todas têm origens familiares”, revelou.

A empresária Renata Piza desenvolve peças na fábrica de lingerie da família. É um local onde as atividades são bem divididas. A filha Karina Piza administra a empresa; o filho Caike cuida da parte de controle de mercadorias e qualidade e o marido Juscelio cuida dos acertos com vendedores e pagamentos.

Os cunhados Juscimar e Juscelino são vendedores. O sobrinho Alisson também é vendedor. “O Vanderlei, irmão do Juscelio, e sua esposa Alair são nossos cortadores e eu administro os problemas diários e fico por conta do desenvolvimento das peças”, emendou Renata.

Outra loja fundada há 26 anos pelo casal Joelma e Wanderli Reis também segue nos moldes familiares. Eles construíram todos os passos da marca desde a época das vendas porta a porta nas cidades vizinhas no começo da empresa. A empresária Joelma possui como “braços direitos” as filhas Aryela e Laryssa Reis que, depois de concluírem seus estudos, voltaram para atuar nos negócios da família.

A empresária Joelma tem ajuda no negócio das filhas Aryela e Laryssa Reis em Juruaia (MG) — Foto: Arquivo pessoal

“Para nós, trabalhar em família sempre foi muito natural. Criamos uma empresa do zero, e nossos filhos cresceram vivenciando o dia a dia do nosso trabalho. É muito bom poder compartilhar experiências e ideias com nossa família, ainda mais sabendo que tudo é voltado a um único propósito”, disse.

Ela afirmou que sua empresa passa por transformações. “Hoje, sentimos que a marca está passando por uma mudança muito importante onde duas gerações se unem para transformar e seguir escrevendo essa história”, contou.

Sobre a tomada de decisão, Joelma contou que tudo é decidido em conjunto e a execução é dividida de acordo com a necessidade da atividade.

Cinco irmãs unidas fundaram uma empresa em 1994 em Juruaia. A mais velha, Maria José Lara Terra, teria começado a brincar de costurar seus próprios modelos aos 12 anos.

As outras irmãs também aprenderam a arte da costura e logo surgiram os primeiros modelos de lingeries vendidos no porta a porta. Com o tempo, as irmãs deixaram a empresa e Maria assumiu o negócio com seus filhos.

Uma das cinco irmãs, Maria José Lara Terra, com os filhos, genro e nora na loja em Juruaia (MG) — Foto: Arquivo pessoal

Atualmente, já como uma empresa sólida, Maria José assina as coleções e acompanha de perto todo o processo de desenvolvimento, fabricação e comercialização das peças. Além dela, o genro Bruno, a filha Scarlette, filho Geancarlo e a nora Hilsiane são os gerentes geral, de marketing, financeiro e de produção da empresa. E, na hora de decidir, todos agem juntos.

Há 26 anos, o casal Celso e Cida Piza fundaram sua loja de roupa íntima. Atualmente, os filhos Gustavo e Silmara Piza, e a nora Flávia estão a frente do negócio. “Cada um tem o departamento pelo qual é responsável e repeitamos muito tanto a opinião quanto o trabalho um do outro”, afirmou a sócia e diretora de estratégia e marketing, Flávia Piza.

Ela também conta que essa forma de relação tem garantido um dia a dia harmonioso e saudável. “Percebemos que o respeito mútuo e fato de saber que temos com quem contar torna tudo mais leve. Todas as grandes e importantes decisões são tomadas em conjunto. Então, isso faz com que nada seja surpresa ou traga algum sentimento de frustração por qualquer ação do outro”, completou.

Flávia explicou que os sogros estão mais distantes da empresa. Celso cuida da lavoura de café da família e a sogra, Cida Piza, ainda ajuda na produção.

“Depois que os filhos foram crescendo e foram se profissionalizando eles preferiram deixar a administração e ficarem mais tranquilos. Acredito que sentiram a necessidade de ter a frente alguém que tivesse uma formação específica pra empresa crescer mais e, realmente, é isso que aconteceu. Eles deixaram um grande legado. Eles estão sempre conosco, mas os problemas deixaram pra nós resolvermos”, descontraiu.

Lojas em Juruaia seguem tradição de famílias — Foto: Arquivo/Gabriela Bandeira/G1

O negócio familiar no Brasil

O gerente do Sebrae-MG Leonardo Mol explicou que o negócio familiar é a base do empreendedorismo no Brasil. “O empreendedorismo brasileiro nasce do empreendedorismo familiar. A maioria das empresas nasce com o pai, a mãe e os filhos até ela crescer, gerar emprego e começar a distribuir renda”, afirmou.

Ele também deu exemplos. “Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 90% das empresas no Brasil possuem uma característica familiar. Com isso, elas chegam a representar cerca de 65% do PIB e são responsáveis por empregar 75% dos trabalhadores no país”, finalizou.

O polo de moda íntima de Juruaia cresceu familiar, mas se profissionalizou e promove a 16ª edição do Festival de Lingerie. O Festlingerie 2020 acontece totalmente online entre 21 e 26 de setembro.

O evento que funciona como uma vitrine do setor para o Natal, tem desfiles e exposição de produtos para apresentar peças da coleção primavera-verão 2020/2021 de mais de 50 lojas. Tudo é transmitido pelo site e redes sociais.

Nesta quinta-feira (24), acontece o segundo dia da rodada de negócios para novos acordos comerciais promovida pelo Sebrae-MG. O Festlingerie é um evento promovido pela Aciju em parceria com o Sebrae Minas e estará disponível no site festlingeriejuruaia.com.br.

Festlingerie lança novidades da coleção primavera-verão em Juruaia — Foto: Bia Marques