Para falar de moda noventista, nada melhor do que convidar alguém que foi um dos símbolos das passarelas daquele período. A supermodelo alemã Claudia Schiffer será a curadora da exposição Fotografia de Moda dos Anos 1990 no museu de arte Kunstpalast, em Düsseldorf (Alemanha). Com abertura prevista para o dia 4 de março de 2021, a mostra promete reunir registros de alguns dos fotógrafos mais icônicos que já colaboraram para a indústria fashion.
Vem comigo saber os detalhes!
Detalhes da exposição
A top model com mais de 30 anos de carreira vai mostrar pessoas e lugares importantes para a moda na década de 1990 por meio de aproximadamente 120 trabalhos relacionados à fotografia. O período foi marcado por acontecimentos importantes, e que incluem a ascensão de grandes nomes da indústria. Por isso, um dos objetivos é mostrar as mudanças dessa era e como esse material ainda influencia artistas e estilistas.
As imagens terão vários formatos diferentes. Com recortes de mídia da época, polaroids, gravuras e outdoors, a exposição mostrará trabalhos de lendas da fotografia de moda, como Karl Lagerfeld, Ellen von Unwerth, Juergen Teller, Arthur Elgort, Corinne Day, Herb Ritts, entre outros. Para deixar a experiência ainda mais completa, não poderia faltar uma pitada de música, além de imagens em movimento e memorabília.
Entre os destaques, certamente, estarão os arquivos fotográficos e filmagens do próprio acervo pessoal de Claudia Schiffer. Como uma grande representante das supermodelos daquele período, ela disponibilizará registros raros e inéditos de festas pós-eventos de moda e bastidores de alguns dos desfiles mais icônicos da época.
A década de 1990 também foi um marco para as modelos, que atingiram o estrelato e mostraram que também são mulheres de negócios. A “celebração dessa capacitação e da sísmica mudança cultural” desse período também será explorada. Schiffer, vale destacar, foi descoberta na casa noturna Checker’s por um agente de modelos no ano de 1987 e ficou mundialmente famosa na década seguinte.




“Período intenso e incrível”
Esta é a primeira vez que Claudia Schiffer, que já estrelou mais de mil capas de revista, faz a curadoria de uma exposição. Em comunicado à imprensa, ela comentou sobre a emoção em poder mostrar o trabalho de alguns dos maiores artistas da indústria por meio da exibição. Sem falar, é claro, nos mergulhos dentro de sua própria jornada pessoal. “Foi nos anos 1980 que me apaixonei pela moda, mas nos anos 1990 aprendi o que a moda realmente era”, afirmou.
Ela continuou, rememorando como aqueles foram anos marcantes para a indústria fashion. “Foi um período intenso e incrível que não tinha sido visto antes, quando os shootings duravam dias e a moda era notícia de primeira página por semanas. As outras supermodelos e eu o vivemos e o respiramos e, pela primeira vez, percebemos juntas, tínhamos o poder de fazer mudanças”, compartilhou.
O diretor geral do museu Kunstpalast, Felix Krämer, comemorou a novidade. “Estou muito feliz por termos conseguido que Claudia Schiffer fizesse a curadoria de uma exposição”, celebrou. “Com este show, a modelo de maior sucesso da Alemanha – cuja carreira começou em Düsseldorf – refletirá de forma muito pessoal uma era que estabeleceu padrões até hoje.”




Schiffer, que fez 50 anos nessa terça-feira (25/8), nasceu em Rheinberg, na Alemanha. Considerada uma das supermodelos “oficiais”, foi inspiração de diversos estilistas e fotografada por vários dos profissionais mais renomados da indústria da moda. A exposição Fotografia de Moda dos Anos 1990 ficará aberta entre os dias 4 de março e 13 de junho de 2020.
Colaborou Hebert Madeira