Claudia Schiffer organizará exposição de fotografias de moda dos anos 1990

  • por

Para falar de moda noventista, nada melhor do que convidar alguém que foi um dos símbolos das passarelas daquele período. A supermodelo alemã Claudia Schiffer será a curadora da exposição Fotografia de Moda dos Anos 1990 no museu de arte Kunstpalast, em Düsseldorf (Alemanha). Com abertura prevista para o dia 4 de março de 2021, a mostra promete reunir registros de alguns dos fotógrafos mais icônicos que já colaboraram para a indústria fashion.

Vem comigo saber os detalhes!

Detalhes da exposição

A top model com mais de 30 anos de carreira vai mostrar pessoas e lugares importantes para a moda na década de 1990 por meio de aproximadamente 120 trabalhos relacionados à fotografia. O período foi marcado por acontecimentos importantes, e que incluem a ascensão de grandes nomes da indústria. Por isso, um dos objetivos é mostrar as mudanças dessa era e como esse material ainda influencia artistas e estilistas.

As imagens terão vários formatos diferentes. Com recortes de mídia da época, polaroids, gravuras e outdoors, a exposição mostrará trabalhos de lendas da fotografia de moda, como Karl Lagerfeld, Ellen von Unwerth, Juergen Teller, Arthur Elgort, Corinne Day, Herb Ritts, entre outros. Para deixar a experiência ainda mais completa, não poderia faltar uma pitada de música, além de imagens em movimento e memorabília.

Entre os destaques, certamente, estarão os arquivos fotográficos e filmagens do próprio acervo pessoal de Claudia Schiffer. Como uma grande representante das supermodelos daquele período, ela disponibilizará registros raros e inéditos de festas pós-eventos de moda e bastidores de alguns dos desfiles mais icônicos da época.

A década de 1990 também foi um marco para as modelos, que atingiram o estrelato e mostraram que também são mulheres de negócios. A “celebração dessa capacitação e da sísmica mudança cultural” desse período também será explorada. Schiffer, vale destacar, foi descoberta na casa noturna Checker’s por um agente de modelos no ano de 1987 e ficou mundialmente famosa na década seguinte.

Claudia Schiffer
Claudia Schiffer será curadora de uma exposição de fotografia de moda dos anos 1990 para um museu alemão

 

Claudia Schiffer
Schiffer foi uma das supermodelos da década de 1990. Nesta imagem, ela aparece em uma campanha da Guess, fotografada por Ellen von Unwerth

 

Karl Lagerfeld
A mostra promete reunir imagens de nomes como Karl Lagerfeld (foto), Ellen von Unwerth, e Juergen TellerLagerfeld, além de ser estilista, também fotografava

 

Claudia Schiffer, Karl Lagerfeld , Christy Turlington e Linda Evangelista em desfile de alta-costura da Chanel nos anos 1990
Neste clique de um desfile de alta-costura da Chanel, posam Claudia Schiffer, Karl Lagerfeld, Christy Turlington e Linda Evangelista. A ideia da exposição é mostrar como a década de 1990 foi um período marcante para a moda

 

“Período intenso e incrível”

Esta é a primeira vez que Claudia Schiffer, que já estrelou mais de mil capas de revista, faz a curadoria de uma exposição. Em comunicado à imprensa, ela comentou sobre a emoção em poder mostrar o trabalho de alguns dos maiores artistas da indústria por meio da exibição. Sem falar, é claro, nos mergulhos dentro de sua própria jornada pessoal. “Foi nos anos 1980 que me apaixonei pela moda, mas nos anos 1990 aprendi o que a moda realmente era”, afirmou.

Ela continuou, rememorando como aqueles foram anos marcantes para a indústria fashion. “Foi um período intenso e incrível que não tinha sido visto antes, quando os shootings duravam dias e a moda era notícia de primeira página por semanas. As outras supermodelos e eu o vivemos e o respiramos e, pela primeira vez, percebemos juntas, tínhamos o poder de fazer mudanças”, compartilhou.

O diretor geral do museu Kunstpalast, Felix Krämer, comemorou a novidade. “Estou muito feliz por termos conseguido que Claudia Schiffer fizesse a curadoria de uma exposição”, celebrou. “Com este show, a modelo de maior sucesso da Alemanha – cuja carreira começou em Düsseldorf – refletirá de forma muito pessoal uma era que estabeleceu padrões até hoje.”

Claudia Schiffer em desfile de alta-costura da Chanel nos anos 1990
Schiffer define os anos 1990 como um período intenso e incrível, nunca visto antes

 

Claudia Schiffer para a Vogue em junho de 1990
Registros do próprio arquivo pessoal da supermodelo estarão na exposição

 

Claudia Schiffer e Gianni Versace nos anos 1990
Schiffer foi inspiração de vários designers. Na foto, ela posa ao lado de Gianni Versace

 

Claudia Schiffer já estrelou mais de mil capas de revista ao redor do mundo. Nesta, ela mesma se fotografou para a edição de agosto de 2020 da Vogue Itália

 

Schiffer, que fez 50 anos nessa terça-feira (25/8), nasceu em Rheinberg, na Alemanha. Considerada uma das supermodelos “oficiais”, foi inspiração de diversos estilistas e fotografada por vários dos profissionais mais renomados da indústria da moda. A exposição Fotografia de Moda dos Anos 1990 ficará aberta entre os dias 4 de março e 13 de junho de 2020.


Colaborou Hebert Madeira