Candidatos a prefeito de Ibarama debatem na Gazeta FM – GAZ

  • por

Restando apenas seis dias para a decisão das eleições municipais deste ano, a Gazeta FM 98.1 segue com os últimos debates entre os candidatos à Prefeitura de municípios do Centro-Serra. Nesta segunda-feira, 9, foi a vez dos candidatos de Ibarama apresentarem suas propostas à população. Estiveram no Estúdio Cristal o candidato Andre Da Cas, da coligação “União e Honestidade” (PP/PT), e Valmor Mattana, da coligação “Ibarama: um novo tempo começa agora” (MDB/PTB).

O debate foi dividido em cinco blocos. Após as considerações iniciais, ainda no primeiro bloco, os candidatos falaram sobre temas sorteados. Confira um pouco do que eles disseram:

EMPREGOS

Andre Da Cas (PP): “Temos uma preocupação com a questão dos empregos. Hoje não pode ser só a Prefeitura a fonte geradora de emprego, o nosso comércio e a nossas poucas indústrias que temos não possuem mais vagas. Sabemos que há dificuldades não apenas no nosso município, mas nos municípios de toda região Centro-Serra. Estamos à procura de empresas que queiram se instalar no município, temos o Distrito Industrial e para isso damos incentivo. Já faz algum tempo que estamos em contato com uma empresa, um ateliê de costura que irá gerar de 30 a 50 empregos. Como nosso município é essencialmente agrícola queremos continuar dando incentivo aos agricultores, como máquinas na propriedade, incentivo a calcário ou aveia. Este ano distribuímos a 509 famílias três sacos de aveia”.
 

Foto: Katieli Kohls/Gazeta da Serra
André da Cas

 

Valmor Mattana (MDB): “Nós vamos começar incentivando nosso comércio local e recriando a associação comercial em Ibarama. Quando falo em prestigiar o comércio local, falo de adquirir bens e serviços no próprio município, não indo comprar as coisas fora, e para isso vamos incentivar os empresários a disponibilizarem serviços, como, por exemplo, o próprio serviço de tornearia mecânica e vulcanização de pneus, nós vamos incentivar empresários à prepararem suas empresas para prestarem esse serviço. Vamos criar empregos, vamos buscar as indústrias fora, não é possível que ninguém se instale em Ibarama, há vários anos ninguém consegue trazer uma empresa para Ibarama, e nós vamos conseguir isso, porque nós vamos começar embelezando nossa cidade, fazendo os passeios, arborização e outros mais”.
 

Foto: Katieli Kohls/Gazeta da SerraValmor Mattana
Valmor Mattana

ECONOMIA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA

Valmor Mattana (MDB): “Nós temos hoje uma indústria em Ibarama, que são as Carnes De Bona. Nós vamos procurar essa indústria também para ver o que eles precisam que a prefeitura dê, para dar condições para que eles aumentem o número de empregos, que tem lá hoje em torno de 60 a 70. Nós vamos procurar o comércio quando precisamos de algum bem ou de algum serviço e conversar com nossos empresários, com nosso comerciante, pedindo a ele: ‘olha você precisa fazer tal coisa para que nós possamos compra de você’, para que nosso comércio tenha mais produtos. Nós vamos criar a nota fiscal do município, a exemplo que temos a Nota Fiscal Gaúcha, para que as pessoas passem a comprar dentro do nosso município”.

Andre Da Cas (PP): “Ampliação do Distrito Industrial com incentivo para instalação. No momento que se aumenta o Distrito Industrial temos condições de atrair empresas. Viabilizar a instalação de empresas de costura de calçado, que geraria de 30 a 50 empregos, que também conseguiria atender uma demanda muito reprimida que o município de Ibarama tem. Eu estive à frente do Executivo, procurei instalação, a dificuldade, também, ela é grande, mas agora nesses próximos quatro anos vamos tentar viabilizar e buscar incentivo ao comércio local com sorteio de prêmios, para que o pessoal compre no município de Ibarama e também gere um recurso maior para o município de Ibarama”.

Do terceiro ao quarto blocos os candidatos fizeram perguntas entre si, seguindo a ordem que foi definida antes do começo do debate, por sorteio. Entre os temas das perguntas estiveram agricultura, saúde, obras e educação. No último bloco, os prefeituráveis fizeram suas considerações finais.

Nesta quarta-feira, 11, a Gazeta FM 98.1 ouve novamente os candidatos de Sobradinho, que vão debater pela segunda vez. Na oportunidade, os candidatos a vice-prefeito também vão participar do embate. Estarão no Estúdio Cristal, Armando Mayerhofer e Ivan Trevisan, da coligação “Honestidade e Trabalho” (MDB/PDT); Jorge Pohlmann e Gibran Trevisan, da coligação “Sobradinho Pode Mais” (PSB/PSDB/PTB/PP); e Rogerio Carniel e Natalino Wiedenhoft, da coligação “A Verdadeira Mudança” (PT).

LEIA MAIS: Centro-Serra terá mais três debates entre candidatos à prefeitura