Pular para o conteúdo

Cadeira Eames: conheça a história e veja 10 ideias de decoração – Casa e Jardim

  • por

Você já ouviu falar na cadeira Eames? Talvez não a conheça pelo nome, mas já tenha visto esse modelo no apartamento de algum conhecido ou até mesmo tenha um em casa. Com um assento colorido e pequenos pés de madeira ou metal, esta peça considerada um clássico está nos lares de muitos brasileiros que vivem, na maioria, em centros urbanos. E provavelmente os conquistou pela sua simplicidade e aparência descontraída.

Pode parecer simples, mas seu design não tem uma origem qualquer: ele foi criado em 1951, pelo casal Ray e Charles Eames, nos Estados Unidos. Segundo o site Eames Office, que tem um acervo das criações da dupla, o processo de desenhar o modelo foi mais complexo do que a poltrona Eames com apoio para os braços, pois o encosto do assento, feito de fibra de vidro, teve que ser bem pensado e ter a curvatura certa, para não rachar com o peso de uma pessoa.

Ao longo dos anos, a cadeira ganhou várias versões, incluindo uma com apoio para os braços. O formato do assento continuou o mesmo, mas passou a ter estofado e a ser usado em diferentes cores, enquanto os pés tiveram uma reconfiguração da base, sendo até adaptados para uma cadeira com rodinhas para escritório. O modelo, que originalmente tinha um visual mais vintage, foi se adaptando às novas gerações e caindo no gosto de jovens e adultos.

Atualmente, o produto original é vendido pela Vitra na Europa e no Oriente Médio e pela Herman Miller em outras regiões do mundo. Veja a seguir 10 maneiras de como utilizá-la em ambientes variados:

1. Ambiente integrado

A premissa da obra deste projeto, assinado pela moradora e designer Erica Gonçalves, era criar ambientes para receber bem os amigos. Não à toa, a cozinha é o coração da casa, integrando-se à sala de jantar e ao living. Para dar um ar descontraído ao ambiente integrado, Erica combinou dois tipos de cadeira Eames com a mesa de jantar, que tem tampo de mármore: um modelo simples na cor branca, com pés de madeira, e outro com apoio para os braços e acabamento estampado.

Mesa de jantar Saarinenn com tampo de mármore. Cadeiras Eames à venda na Tok&Stok. Pendentes Stella da Led Luz. Persiana Romana, modelo Fine Flex, da Kazza Home style (Foto: Leandro Farchi/Divulgação)

2. Quarto

No quarto deste apartamento projetado pelas arquitetas Andrea Murao e Simone Marques, um dos aspectos visuais mais marcantes é o jogo de cores entre a parede e a cama rosa com a cadeira Eames azul, que serve para a moradora realizar seus rituais de beleza diante de uma penteadeira

Penteadeira | No quarto, o móvel tem gavetas sob o tampo e acomoda objetos pessoais e acessórios da moradora. Cadeira Eiffel, de Charles Eames, comprada na Tok & Stok (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

No quarto, o móvel tem gavetas sob o tampo e acomoda objetos pessoais e acessórios da moradora. Cadeira Eames, de Ray e Charles Eames, comprada na Tok&Stok (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

3. Canto de estudos no quarto

No projeto de seu apartamento em Miami, nos Estados Unidos, a arquiteta Nayara Macedo decidiu adotar um estilo moderno. No quarto do filho, a mesa de cabeceira foi substituída por um móvel que funciona como estante e canto de estudos. Para casar com os tons neutros do ambiente, a escolha para acomodar o filho em sua rotina foi a cadeira Eames na cor preta.

QUARTO | Cadeira Eames Eifell da Design Within Reach. Estante fixada na parede da CB2. Luminária de mesa em madeira da Etna (Foto: Denilson Machado/ MCA Estúdio/Divulgação)

Cadeira Eames Eifell da Design Within Reach. Estante fixada na parede da CB2. Luminária de mesa em madeira da Etna (Foto: Denilson Machado/ MCA Estúdio/Divulgação)

4. Home office

O casal de moradores deste apartamento tem dois filhos que já não moram mais com eles. Logo, uma das suítes foi transformada em escritório. O arquiteto Raphael Wittmann, do RAWI Arquitetura + Design, criou um ambiente em que predomina a madeira. Diante da bancada, uma cadeira Eames com apoio para os braços fornece o conforto necessário para os dias de home office.

Armários da Ornare. Cadeira Eames, do acervo do cliente. Piso vinílico da Tarkett, da loja Vitrine (Foto: Alexandre Disaro/Divulgação)

Armários da Ornare. Cadeira Eames, do acervo do cliente. Piso vinílico da Tarkett, da loja Vitrine (Foto: Alexandre Disaro/Divulgação)

5. Sala de estar

Nesta casa na Suécia, a moradora buscou inspiração em Frida Kahlo para trazer o clima descontraído da decoração. O piso azul e as grandes janelas contribuem para a sensação de amplitude no ambiente. Em versão de balanço, a cadeira Eames com braço dá um charme todo especial ao espaço. 

Sala de estar. A casa foi considerada patrimônio cultural, por isso os moradores respeitaram as especificidades da construção na reforma. Sofá branco de Jasper Morrison com almofadas Hay e manta Arcade. À direita, cadeira de balanço Eames (Foto: Carl Dahlsted / Living Inside)

Por ter sido considerada um patrimônio cultural, esta casa na Suécia foi reformada pelos moradores seguindo as especificidades da construção original. Sofá branco de Jasper Morrison com almofadas Hay e manta Arcade. À direita, cadeira de balanço Eames com almofada de tecido (Foto: Carl Dahlsted / Living Inside)

6. Varanda

Ter uma varanda gourmet era um dos desejos do casal de moradores deste apartamento, que tem decoração assinada pelas designers de interiores Juliana Neves de Castro, Mabel Graham Bell e Luciana Nasajon, do escritório A3 Interiores. O espaço ganhou churrasqueira, uma bancada com ilha e três cadeiras Eames na cor branca.

VARANDA | Cadeira Eames, à venda na Maesttri. Luminárias pendentes da Interpam. Armários e ilha desenhados pelo escritório A3 Interiores e executados pela Cacchione Marcenaria. Na bancada, mármore Silestone, da Granimármores (Foto: Juliano Colodeti/MCA Estudio/Divulgação)

Cadeira Eames, à venda na Maesttri. Luminárias pendentes da Interpam. Armários e ilha desenhados pelo escritório A3 Interiores e executados pela Cacchione Marcenaria. Na bancada, mármore Silestone, da Granimármores (Foto: Juliano Colodeti/MCA Estudio/Divulgação)

7. Sala de jantar

Nesta sala de jantar, as cadeiras do casal Eames foram escolhidas pela arquiteta Bruna Riscali. O tom bege combina com a aparência geral do ambiente, com destaque para a fotografia de Fernando Velázquez, que ocupa boa parte da parede. A passadeira bordada, que foi trazida do México, também chama atenção.

O destaque da sala jantar é a fotografia de Fernando Velázquez, que ocupa boa parte da parede. As cadeiras escolhidas pela arquiteta Bruna Riscali são de Charles Eames. A passadeira bordada foi trazida do México (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)

O destaque da sala jantar é a fotografia de Fernando Velázquez, que ocupa boa parte da parede. As cadeiras escolhidas pela arquiteta Bruna Riscali são de Ray e Charles Eames. A passadeira bordada foi trazida do México (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)

8. Ateliê

O a:m studio de arquitetura decidiu trazer um charme a mais para este ateliê, com a cadeira criada por Ray e Charles Eames em uma cor bem chamativa. O móvel serve para acomodar a moradora em seu cantinho de costura e leitura, diante de uma mesa antiga. O espaço de 7 m² fica no mezanino do apartamento com pé-direito duplo.

Neste projeto do a:m studio de arquitetura, o mezanino deste apê ganhou um cantinho de leitura e de costura. A cadeira criada por Ray e Charles Eames traz um charme à mais para o espaço (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

Neste projeto do a:m studio de arquitetura, o mezanino deste apê ganhou um cantinho de leitura e de costura. A cadeira criada por Ray e Charles Eames traz um charme a mais para o espaço (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

9. Sala de jantar integrada ao living

O encanto da sala de jantar integrada ao living deste projeto, assinado pela arquiteta Camila Cavalheiro, vem da combinação de cadeiras diferentes na mesa de jantar. Foram utilizados os modelos Wishbone e o criado por Ray e Charles Eames. Os acabamentos industrializados remetem à cidade grande, em oposição aos objetos artesanais e materiais como fibra natural e madeira, que dão uma atmosfera de praia.

JANTAR | Mesa do acervo dos moradores. Cadeiras Eames da Shopdesign. Cadeiras Wishbone da Shopdesign. Aparador em MDF com laca branca e tauari executado pela marcenaria Santa Paulina Móveis. Banco Paletbox da TokStok (Foto: Marcelo Donadussi/ Divulgação)

Mesa do acervo dos moradores. Cadeiras Eames da Shopdesign. Cadeiras Wishbone da Shopdesign. Aparador em MDF com laca branca e tauari executado pela marcenaria Santa Paulina Móveis. Banco Paletbox da Tok&Stok (Foto: Marcelo Donadussi/ Divulgação)

10. Cozinha

Sobre o cimento queimado, as cadeiras Eames na cor azul, e com apoio para os braços, dão um estalo de cor, junto do amarelo na bancada da cozinha. Em tons apastelados, a combinação de móveis lembra uma estética dos anos 1950, que predomina no projeto deste apartamento, assinado pelos arquitetos Mariana Simas e Pedro Saito.

Tons apastelados, que remetem aos anos 1950, estão presentes nos ambientes. É o caso do amarelo do balcão da área de preparo de refeições e do azul das poltronas DAW (1950), design de Ray e Charles Eames (Foto: Maíra Acayaba / Editora Globo)

Tons apastelados, que remetem aos anos 1950, estão presentes nos ambientes. É o caso do amarelo do balcão da área de preparo de refeições e do azul das poltronas DAW (1950), design de Ray e Charles Eames (Foto: Maíra Acayaba / Editora Globo)

<brFonte source_domain