Balanço da prefeitura indica 150 mortes por covid-19 em Taboão da Serra

  • por

Taboão da Serra registrou quatro óbitos nas últimas 72 horas, com isso subiu para 150 o número de mortes causadas pela covid-19 no município, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, neste domingo, dia 5. A prefeitura não divulgou o perfil das vítimas fatais.

Ainda segundo a pasta, o município registra 1.183 casos infectados. De acordo com os dados, ao menos 662 pessoas se recuperaram da doença. São 196 casos suspeitos do novo coronavírus e 1.299 já foram descartados.

Até a tarde deste domingo 371 pessoas continuam sendo acompanhadas e 16 estão internadas no Hospital de Campanha.

Testes para covid-19

Testes para covid-19 estão sendo realizados de segunda a quinta-feira, pela manhã, nas Unidades Básicas de Saúde, em pessoas que apresentarem sintomas.

Sintomas mais comuns: febre, tosse seca e cansaço.

Sintomas menos comuns: dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato., erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

Sintomas graves: dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e perda de fala ou movimento.

Medidas protetivas

A prefeitura vem tomando diversas medidas para prevenir a pandemia de coronavírus. Ampliou o grupo de pessoas que farão o teste de coronavírus no município. Também anunciou que a UPA Akira Tada passa a atender exclusivamente pacientes com COVID-19.

Ruas e pontos de ônibus próximos a unidade de saúde estão sendo higienizadas frequentemente. Além de uma campanha de arrecadação de alimentos, a prefeitura de Taboão da Serra converteu os alimentos da merenda escolar em cestas básicas para os mais carentes.

A prefeitura de Taboão da Serra editou um decreto tornando obrigatório o uso de máscara no transporte público municipal. Os usuários dos ônibus circulares devem estar utilizando o acessório para evitar o contágio por coronavírus. A mesma medida foi tomada pelo Estado, que determinou o uso da máscara em todos os ônibus intermunicipais, trens e Metrô.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recomendou à Prefeitura de Taboão da Serra que não flexibilize a quarentena para o enfrentamento ao coronavírus, até “que haja previsão específica do governo estadual nesse sentido, ou mesmo depois, considerando a avaliação técnica da Secretaria Municipal de Saúde”.

A prefeitura também adaptou o espaço do Serviço Especializado de Reabilitação (SER) para abrigar um hospital de campanha com 77 leitos todos dedicados ao coronavírus.

A secretaria de saúde de Taboão da Serra lançou um serviço para tirar dúvidas de moradores sobre a doença, além de funcionar como uma pré-consulta virtual orientando a população sobre os cuidados, como e onde buscar os serviços de saúde. O serviço atende pelo número 0800 7758500, das 7h às 19h, de segunda a segunda.

Para facilitar o atendimento e evitar o deslocamento desnecessário dos moradores, Taboão da Serra também disponibiliza números de WhatsApp para cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Confira o número de cada UBS.

A Escola de Corte e Costura de Taboão da Serra passou a confeccionar máscaras de pano que estão sendo distribuídas para a população. Estão sendo produzidas cerca de 450 máscaras diariamente. Desde o dia 7 de maio, o uso de máscaras passou a ser obrigatório em todo o Estado para quem estiver na rua.