Árvores de Natal começam a ser montadas nas praças; Coral de Luz percorrerá ruas de Fortaleza – Metro

  • por

Com a chegada do fim do ano, o fortalezense já sabe por qual evento esperar: o Ceará Natal de Luz. Desde o começo desta semana, as árvores da Praça do Ferreira e da Praça Portugal começaram a ser montadas e devem ficar prontas até o fim de novembro. A programação do Festival ainda não foi divulgada, mas deve ser realizada virtualmente. A tradicional abertura com espetáculo do Coral de Luz, nas sacadas do Hotel Excelsior, será realizada em formato inédito.

A programação completa do Ceará Natal de Luz será divulgada no dia 24 de novembro. Mas alguns detalhes foram adiantados. As apresentações inclusas no festival serão todas online. Além disso, a novidade é que a cidade poderá assistir ao show do Coral de Luz presencialmente, mas não na Praça. Isso porque o grupo percorrerá Fortaleza em um caminhão iluminado, levando o tradicional espetáculo por toda a cidade.

Árvores de Natal

Neste ano, as árvores serão formadas com redes. O elemento foi usado pela primeira vez para a construção do símbolo natalino em 2007. De lá para cá, outras árvores foram montadas com esse formato, mas em 2020, a escolha tem um significado emblemático. “Queremos transformar o Natal em algo mais próximo da gente, mais regional. A rede tem essa história do agregar, do aconchego. Este ano foi difícil para todo mundo, e esse elemento tem um pouco disso. O armador remete à força e a rede traz aconchego”, reflete Pablyto Leivio, publicitário e sócio-proprietário da DP Arquitetura, empresa responsável pelo projeto arquitetônico.

O material escolhido para compor as redes foi a lycra. Pablyto explica que o objetivo é fazer com que as árvores sejam resistentes às condições climáticas. O design segue a mesma proposta, mas apresenta algumas diferenças: a Praça do Ferreira receberá uma árvore de 25 metros de altura, com 208 redes; a da Praça Portugal terá 36 metros de altura e 224 redes.

Apesar da grandiosidade, detalhes não faltam. “Elas são costuradas manualmente, seguem todo o processo de uma rede convencional. As varandas, a gente trabalhou com uma espécie de macramê de lycra”, descreve Pablyto.

Como a montagem das árvores ainda está em andamento, é importante salientar que provavelmente receberão ajustes no alinhamento das redes. A iluminação será instalada depois.

Assim como o desenvolvimento, a montagem é completamente manual. Na Praça do Ferreira, o trabalho teve início no último domingo (8), e na segunda-feira (9) foi a vez da Praça Portugal. A previsão é que ambas sejam concluídas até o fim do mês para que possam participar da programação do Ceará Natal de Luz.

Produção

A pandemia do novo coronavírus atrapalhou planejamentos de muitas festividades ao longo do ano, mas segundo Pablyto Leivio, a produção das árvores de Natal se iniciou por volta de março, o que facilitou o seu desenvolvimento neste atípico ano. Mesmo assim, alguns imprevistos foram inevitáveis.

“A gente teve uma certa dificuldade porque teve gente que estava debilitado ainda. Esse projeto existe um trabalho de corte e costura, e o trabalho manual na confecção dos punhos. Teve muita gente que adoeceu ou perdeu alguém próximo”, esclarece.



Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza