Pular para o conteúdo

Artesãos de Barra Mansa fazem cadastro para carteira nacional – Barra Mansa

Atendimento acontece até esta sexta-feira, dia 19, no Clube Municipal

 

 

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, está promovendo, em parceria Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e o Governo Federal , uma ação para cadastramento dos artesãos da cidade para receberem a ‘Carteira Nacional do Artesão’. O cadastro teve início nesta quinta-feira, dia 18, das 9h às 17h, e será concluído nesta sexta-feira, dia 19. Os artesãos interessados devem comparecer dentro deste horário no Clube Municipal com uma série de documentos e com um modelo de trabalho que realiza.

A Carteira Nacional do Artesão é a identificação do artesão, prevista na Lei nº 13.180, de 22 de outubro de 2015, válida em todo o território nacional, com validade de 6 (seis) anos e que oferece uma série de benefícios. De acordo com a coordenadora de turismo da cidade, Bhella Santos, atualmente são 275 artesãos cadastrados, desde 2018, e que já têm a carteira.

“Nossa expectativa é cadastrar cerca de 200 novos artesãos, isso é de suma importância para o município, pois com esta ação conseguimos movimentar a economia criativa. A secretaria de desenvolvimento econômico buscou parcerias importantes que vão contribuir na qualificação e na aquisição de matéria prima com desconto nas lojas parceiras . Há quase dois anos em decorrência da pandemia os artesãos do município não conseguem expor seus trabalhos e com a vacinação avançada as feiras de artesanato começam a surgir, além época natalina que faz com que o consumo de artesanato cresça. Sendo assim a parceria com lojas de  matéria prima para artesanato vão beneficiar artesãos com descontos na apresentação da Carteira Nacional do Artesão. Assim conseguem baixar o custo da peça e isso repassa para consumidor”, disse a coordenadora.

Além desses benefícios, Bhella destaca que há outras vantagens que contribuem para o fomento da categoria.

“Essa carteira dá direito ao artesão de participar de feiras em todo o território nacional, além de ter acesso aos parceiros que estão criando uma rede de apoio e que vão contribuir na qualificação, que neste momento tão difícil é fundamental. Até o momento, essa rede de apoio é formada por A Viana Leal, Singer, Arte e Costura, Creativity, Luclart, Varejão Textil, Microlins, UBM, People, Cate Papelaria e Transporte Generoso, mas estamos na expectativa de trazer mais empresas”, ressaltou.

A cerimônia de abertura contou com a participação da vice-prefeita, Fátima Lima, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, o subsecretário de desenvolvimento, Jair Gomes, a Gerente de turismo e Coordenadora do Artesanato do município Bhella Santos e a Diretora do Departamento de Produção Artesanal da Secretaria de Estado de Turismo Rio de Janeiro, Úrsula Hallais.

“Essa carteira traz a dignidade para o artesão, é importante para eles se identificarem como um profissional que está trabalhando para geração de renda e nesse momento de pandemia eles fizeram a diferença, pois é um trabalho que elas produzem em casa. E cada vez mais profissionalizar essa categoria é importante não apenas para a família, mas para o desenvolvimento do município, pois o artesanato é uma característica de Barra Mansa. Essa valorização é muito importante para eles se lançarem no mercado”, destacou a vice-prefeita, Fátima Lima.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, ressaltou a importância dos artesãos para o município.

“As atividades referentes à economia criativa contribuem para o desenvolvimento econômico como um todo e nós acreditamos muito no artesanato, desde a primeira gestão do prefeito Rodrigo Drable a categoria sempre recebeu esse apoio. Nossa gerente de turismo, a Bhella, trata o artesanato com muito carinho, então nós estamos fortalecendo esse laço e dando esse apoio para impulsionar o artesanato em Barra Mansa”, disse Paciello.

Barra Mansa tem uma tradição forte na área de artesanato, sempre promovendo ações e contribuindo para o fomento da economia local.

“O governo do estado vem dando esse suporte para o artesanato, então a gente poder estar cadastrando, oferecendo essa carteirinha e transformando eles em profissionais é muito importante. A comercialização dos produtos artesanais sempre foi um desafio para a categoria, sendo necessário estabelecer mecanismos que possibilitem o acesso para a promoção da arte e o fortalecimento do micro e pequeno negócio. Essa parceria que estamos realizando em relação a empresas do município poderem dar descontos especiais ajuda os dois lados, conseguimos fazer um network bacana entre os artesãos e as empresas parceiras”, ressaltou.

A Diretora do Departamento de Produção Artesanal

“É importante que cada município traga a sua raiz, sempre conversamos dentro da secretaria, o turista vem conhecer a história e quer levar um pouco dela através do souvenir, essas peças de identidade cultural. Eu fiquei muito satisfeita hoje com a apresentação das parcerias para estimular e fomentar esse setor, principalmente a qualidade do produto e na sua precificação. Além de tudo o que vimos aqui, vamos trazer a AgeRio para falar do acesso ao microcrédito e abrir esse leque de conteúdos para que a peça consiga escoar e comercializar”, disse.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação informou ainda que as carteiras cadastradas nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, devem ser entregues aos artesãos até o final do mês. Os interessados que não conseguirem comparecer na data, podem procurar, através do telefone (24)2106-3480, para obter informações e agendar um atendimento.

 

Serviço:

Documentos necessários para obter a carteira nacional de artesão:

– Carteira de Identidade ou identificação com foto;

– CPF;

– Comprovante de residência ou declaração de moradia;

– Caso tenha inscrição no PIS/PASEP, é obrigatório apresentação da cópia;

– Caso de pagamento de INSS, é obrigatório apresentação da cópia da última contribuição;

– 1 foto 3×4 colorida atualizada;

– Assinatura deverá ser igual a do documento de identificação;

– Apresentação de habilidade mostrando até três técnicas e levar uma peça inacabada para terminar no local.

Fonte www.barramansa.rj.gov.br

Todos os direitos reservados a seus autores

Conteúdo indexado da Internet de postagem pública

Caso deseje a remoção, envie este link e a prova de autoria para nosso email para exclusão.

Falar com Atendente
Fale Conosco
Oi!

Estamos aqui para lhe atender.

Vi que você quer saber sobre
Artesãos de Barra Mansa fazem cadastro para carteira nacional – Barra Mansa.

Como podemos ajudar?