Pular para o conteúdo

Aprenda a costurar em casa – Comece do zero e torne-se uma profissional

  • por

Aprenda a costurar em casa – Comece do zero

Você ultimamente tem passado muito tempo sem fazer nada e quer aprender algo novo? Aprenda a costurar em casa usando apenas as dicas que repassaremos logo abaixo!

Aqui nós mostramos qual o processo que deve ser feito para que você adquira prática e habilidade de costura, sem necessitar quebrar o seu isolamento social.

Segundo alguns terapeutas, o ato de costurar costuma a deixar a pessoa mais tranquila, seja na mente ou no corpo. É um método de evitar que os pensamentos ruins cheguem até você.

 

Aprenda a costurar em casa, sem pagar caro por isso

Na internet, existem muitas pessoas que se aproveitam de uma situação, para sair lucrando com isso.

A arte de costurar foi transformada em cursos pagos, quando é possível aprender sozinha ou com a ajuda gratuita.

Mesmo que agora, você não saiba nem como colocar uma agulha na linha, não se desespere! Nem tudo está perdido para você, afinal, ninguém nasceu sabendo de tudo.

Confira agora as melhores dicas para que você aprenda um novo hobby, sem ter que desembolsar uma fortuna para isso.

Maquina de costura portátil
Maquina de costura portátil

Equipamentos necessários para costurar

Como você ainda está iniciando, não precisa fazer investimentos altos. Porque, caso você não se identifique, não terá tantos prejuízos.

Compre uma máquina de costura que você tenha batido o olhar e gostado. Quase como se fosse amor à primeira vista.

Na hora de comprar linhas, tesouras e os tecidos, lembre-se que é algo inicial. Compre apenas o básico, escolhendo entre 3 a 5 cores de linhas e algumas estampas do seu agrado.

O que comprar para iniciar:

  • Alfinetes;
  • Abridor de casas;
  • Agulhas;
  • Linhas;
  • Tecidos;
  • Tesouras.

Pronto, com essa listinha básica, basta ir até uma loja de sua preferência e realizar a comprar.

Está ansiosa e quer começar logo? Você tem a opção de seguir o passo a passo que será explicado logo mais.

 

Domando os moldes de costura

Para os iniciantes, o ideal é fazer o uso dos moldes durante a confecção das primeiras peças.

Assim, você irá se adaptar aos diferentes formatos exibidos por cada uma das roupas.

Esses moldes são de fácil acesso e muitos deles estão disponíveis na internet de forma gratuita. Se você tem a sua própria impressora, fica ainda mais fácil.

 

O que costurar primeiro?

Bom, não adianta querer começar a costurar pelas roupas mais elaboradas. Saiba que, no processo de costura, tudo é feito em um ritmo onde, o foco principal é aprender.

Então, não é preciso tentar pular etapas, o ato de aprender a costurar exige muita paciência e compreender que o próximo passo só vai ser atingido, através do seu esforço.

Aprenda a costurar em casa as roupas mais simples, evitando o uso das técnicas mais elaboras, pois, você ainda não está apta para essa fase.

No momento em que você escolhe uma peça de roupa simples, você conseguirá terminá-la até o fim. Mas, quanto mais difícil é a técnica, mais rápido um iniciante tende a desistir.

 

Técnicas para costureiros iniciantes

Depois que tiver comprado o seu tecido, você deve molhar ele, para saber as suas reais dimensões. Isto é, em alguns casos, as roupas tendem a encolher após a primeira lavagem.

Para evitar fazer uma peça ou tirar as medidas erradas, lave e tecido, o coloque para secar e somente depois, recorte o seu molde de costura.

Caso não faça esses procedimentos, os riscos da sua futura peça de roupa sair torta ou com as dimensões erradas são imensas.

Uma segunda técnica importante para quem está começando é fazer as delimitações no tecido antes de iniciar a costura.

Dessa maneira, usando alguns alfinetes, as chances de vir a errar o formato se reduzem drasticamente. O recomendado é colocar, a cada 3 cm, 1 alfinete.

 

mãos fazendo costura
Costureira em ação enquanto costura em casa

Etapas para fazer uma costura

Assim como um experimento laboratorial tem o seu próprio protocolo, para dar origem a uma nova peça de roupa também precisa seguir alguns passos.

Como você acabou de adentrar nessa área, seria bom adotar o uso de anotações. Pois assim, tudo estaria escrito em uma agenda, caso você venha a esquecer.

Protocolo de costura:

  • Tirar as medidas;
  • Ter alguns moldes;
  • Cortar o formato do molde no tecido;
  • Faça a distribuição dos alfinetes;
  • Inicie o processo de costura;
  • Pare e realize a 1ª prova;
  • Volte a costurar novamente;
  • Coloque as contas, os elásticos, os botões ou os zíperes.

Pronto!

Caso seja uma peça para você mesma, basta começá-la a usar. Agora, se for para o primeiro cliente ou de presente para alguém, é o momento de torcer para que tudo tenha saído corretamente.

Se alguma coisa deu errado, não se desespere! Sua jornada no mundo dos botões apenas começou. Continue seguindo o procedimento, até que consiga acertar completamente.

 

Tente inovar a cada peça

Saia da mesmice! Não se acomode fazendo sempre o mesmo padrão de roupa. Até mesmo uma costureira precisa sair da sua zona de conforto e tentar criar novas ideias e peças.

Se não fosse assim, o mundo da moda não seria tão exótico como é visto nos dias de hoje. Lembre-se: a cada nova peça que for fazer, faça a inserção de objeto.

Sejam eles:

  • Lantejoulas,
  • Brilhos,
  • Retalhos,
  • Botões coloridos,
  • Zíper,
  • Bolsos,
  • Correntes,
  • Chaton.

Pense em uma pessoa que você gostaria que usasse uma roupa feita por você e use ela como a sua persona ou fonte de inspiração.

É esse o momento de pensar fora da caixa, buscar por novas ideias, para que suas roupam futuras tenham personalidade.

 

Buscando mais conhecimento

Se você já está pondo em prática todas as suas habilidades inicias, isso é ótimo. No entanto, somente a prática constante pode não sanar algumas dúvidas que venham a surgir.

Por isso, é sempre bom conhecer outras pessoas que tenham o mesmo hobby e a mesma paixão que a sua.

Conversar com costureiros mais experientes ou até mesmo os que estão iniciando, assim como você, pode ser um passo em busca de adquirir mais conhecimento.

Pesquise na Internet, veja vídeos no YouTube, entre em grupos de costura no Facebook ou qualquer outra rede social.

O fator importante aqui é que você aprenda a costurar em casa, mas não sozinha. É bom ter alguém a quem recorrer quando um botão é posto de forma errada.

Portanto essa profissão é uma excelente oportunidade para você consertar peças de sua família em casa e até mesmo se tornar uma profissional. Costureiras renomadas iniciaram o trabalho em casa e hoje faturam muito com a profissão.

As oportunidades são grandes, pois você pode optar por trabalhar aceitando pedidos de:

Costura externa – Recebendo as peças por entregadores ou Correios e após a conclusão a entrega pode ser feita da mesma maneira.

Serviço de costura a domicílio – Neste caso você deve ter equipamentos portáteis e se deslocar até a residência ou trabalho de seus clientes. Esse tipo de modalidade tende a crescer no mercado, pois a maneira como todos estão tratando a forma como se contrata diante da pandemia mudou. Os profissionais que tiverem essa capacidade de perceber a mudança tendem a se destacar e ganhar mais dinheiro.

Portanto seu lar pode ser o melhor lugar para você aprender a costurar. Existem hoje diversos cursos online que te ensinam as técnicas, além disso os cursos são baratos e oferecem devolução do dinheiro se você não gostar no período de 7 dias.