Apenadas do Presídio de Santa Cruz recebem certificados no curso profissionalizante de corte e costura

  • por

No dia 24 de agosto de 2020, nas dependências do Anexo Feminino do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul (PRSCS), aconteceu a formatura da Oficina de Capacitação em Corte e Costura, com entrega de certificados.

As atividades foram ministradas por voluntárias da Igreja Universal do Reino de Deus. Na ocasião, todos os protocolos sanitários foram adotados, para que fosse possível o desenvolvimento do projeto. O curso teve carga de 30 horas/aula.

Produção de máscaras de proteção

A implantação do projeto se efetivou com a chegada da pandemia do coronavírus, pois, diante de outras experiências desenvolvidas na 8ª Região Penitenciária, motivou as apenadas a se engajarem, visando não só à qualificação para o mercado de trabalho, mas também pela vontade de ajudar outras pessoas com a confecção de EPIs de proteção individual”, explicou a delegada penitenciária, Samanta Longo.

Até agora, as apenadas já  produziram  mais de 13 mil unidades de máscaras de proteção facial, de acordo com os protocolos solicitados pela resolução  RDC Nº 356, de 23.03.2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Doação

Esses materiais são distribuídos entre servidores e apenados de toda a Região Penitenciária, além serem doados a hospitais e às polícias da região.

“Ver estas sete apenadas sendo certificadas é motivo de orgulho. O trabalho prisional  faz diferença nessas vidas e na de tantas outras. Mesmo diante da crise e das diversas situações vivenciadas na prisão, elas encontram ânimo para se reinventarem, mudar de vida e ajudar o próximo” argumenta o Diretor do PRSCS, Gustavo Comoretto.

“Visto que elas estão sem contato físico com as famílias desde o início da pandemia, em virtude da suspensão das visitas, mesmo assim as apenadas buscam no trabalho realizado não somente a remição de pena, mas a satisfação de poder ajudar a sociedade e as pessoas que atuam na linha de frente neste momento tão diferente em que vivemos. Muitas, que nem sabiam que tinham a habilidade para a costura, hoje ensinam para as demais e, com esta qualificação, já sonham em adquirir trabalho no ramo quando estiverem novamente no convívio da sociedade”, complementa a chefe de segurança da unidade prisional e responsável pela coordenação do projeto, Juliana Medianeira Rosa Afonso.

“Meu dia termina muito mais feliz em poder estar compartilhando esse momento com todos vocês. A oportunidade de formarmos essa turma vai além de proporcionar uma profissão, traz dignidade e a possibilidade de um futuro melhor para as apenadas do PRSCS. Ações como esta fazem nosso trabalho valer a pena”, afirmou a delegada Samantha Longo.

Estiveram presentes na cerimônia, a delegada penitenciária Samantha Longo, o diretor do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, Gustavo Comoretto. Também se fizeram presentes Aury Back, Vinicius Oliveira e Camila Oliveira, coordenadores do Projeto Universal nos Presídios do RS.