Pular para o conteúdo

Aos 76 anos, betinense grava vídeos com receitas e faz sucesso na internet

  • por

Quando o isolamento social teve início devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), o estudante Lucas Ribeiro Duarte, 17 anos, decidiu ir morar com a avó, a professora aposentada, Ivan dos Reis Ribeiro, de 76 anos, em Betim, na região metropolitana de BH. A ideia era ajuda-la nas tarefas domésticas e fazer companhia.

Mãe de oito filhos e avó de 12 netos, ela mora no bairro Brasiléia há mais de 45 anos, e não sai de casa há quase cinco meses. Nem mesmo com a família ela tem tido contato presencial, uma vez que, além da idade avançada, também tem doenças crônicas como hipertensão e diabetes. 

Embora tenha consciência que é necessário se proteger, todo esse distanciamento social, acabou deixando Ivan deprimida. Ao perceber a tristeza da avó, Lucas decidiu fazer algo que pudesse ajuda-la a distrair a mente, se movimentar e voltar a sorrir. 

Ele decidiu recorrer ao mundo virtual para ajuda-la a ter dias mais serenos. “A convidei para gravarmos vídeos de culinária com passo a passo das receitas dela para o YouTube. No início ela ficou relutante, um pouco insegura, mas a receptividade dos internautas foi ótima e, de repente, já tinha gente pedindo até para ser ‘neto adotivo’ dela”, contou.

Atualmente, o canal “Dicas da Vó Ivan” já tem 2.600 inscritos e três receitas de dar água na boca, mas, no que depender de Lucas, em breve, o canal irá abordar outros assuntos, como costura, horta e tricô. “Por enquanto estamos gravando um vídeo por semana. Ela escolhe a receita que vai fazer e eu só gravo. Mas, queremos abordar outros temas sobre o dia a dia dela. Até algumas encomendas surgiram, mas nosso foco não é esse no momento”, pontuou.

“Ela tem se sentido muito querida e especial e eu fico ainda mais feliz por saber que fiz algo por ela, que consegui ajuda-la a se sentir melhor nesse momento tão difícil”, ressaltou Lucas.

E, se antes estava insegura e envergonhada, agora Ivan já fez promessa e lançou um desafio para os internatuas. Assim que chegar em 10 mil inscritos no canal, ela promete liberar a receita do seu pão queijo, que é dos pratos preferidos da família e dos amigos.

Se quiser conhecer o canal é só clicar aqui